Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Programa de Iniciação Científica - FCRB

Início: Fim: Países: Brasil

Bolsas, Investigação

A Fundação Casa de Rui Barbosa realiza processo seletivo simplificado para o Programa de Iniciação Científica da instituição com objetivo de selecionar candidatos para exercer atividades de pesquisa nos projetos especificados no edital.
 
Projetos
 
A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia de interiores: edição de site
Edição da seção brasileira de site do projeto A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia de interiores, que implicará na pesquisa, seleção, compilação, revisão e diagramação de textos e imagens relacionadas aos imóveis examinados pelo projeto, bem como revisão e diagramação de relatórios e artigos.
 
1 bolsa de Iniciação Científica para graduando na área de Programação Visual, Arquitetura ou Museologia, com conhecimentos avançados de Photoshop e Indesign
Orientadora: Ana Maria Pessoa dos Santos
 
Conservação integrada: implantação de programa de pesquisa no campo da deterioração dos acervos documentais
Estudo dos principais tipos de danos que apresentam as coleções documentais da Fundação Casa de Rui Barbosa em diferentes suportes.
Realização de diagnóstico da coleção em seu conjunto e determinação dos principais agentes de deterioração responsáveis pelos seus danos, com vistas a realizar propostas concretas para minimizar estes processos e garantir uma maior durabilidade das mesmas.
 
1 bolsa de Iniciação Científica para graduando em Belas Artes, Conservação-restauração de bens culturais ou áreas afins.
Orientador: Edmar Gonçalves
 
Tipologia documental na família Barbosa de Oliveira
A análise tipológica é um método utilizado no escopo da metodologia arquivística que permite aprofundar o conhecimento que termos das ações, e atividades que dão origem ao documento em si. No ambiente da vida pessoal os documentos são produzidos não só considerando as regras de inserção social do individuo mas também as convenções sociais vigentes em determinado período histórico e em determinados grupos a que o produtor do arquivo faz parte. Nesse projeto Tipologia documental na família Barbosa de Oliveira pretendemos usar a Coleção Família Barbosa de Oliveira (CFBO) como campo empírico, porque além de não existir a figura do produtor de arquivo, trazendo para a documentação reunida por seu colecionador um conjunto muito variado de documentos, temáticas e tipos documentais, mas também porque é uma coleção com um conjunto documental significativo, cobrindo o período de 1778 a 1965. Destacamos que a pesquisa se concentrará no estudo dos documentos do século XVIII e XIX.
 
1 bolsa de Iniciação Científica para graduando em Arquivologia ou História a partir do 4º período
Orientadora: Lúcia Maria Velloso de Oliveira
 
História da política cultural no Brasil: a ação dos Conselhos Federais de Cultura
O projeto destina-se a resgatar as ações do poder público federal, no campo da cultura, a partir da década de 1960, tendo com o principal objeto de análise as ações do Conselho Federal de Cultura-CFC, criado em 21 de novembro de 1966. O CFC permaneceu em funcionamento por mais de 20 anos, tendo sua dissolução decretada em 1990. Entre as atribuições do Conselho, previstas na legislação, estavam a de formular a política cultural nacional, articular-se com os órgãos estaduais e municipais e estimular a criação de Conselhos Estaduais de Cultura. A documentação produzida pelo CFC tornou-se fonte privilegiada de informações sobre as ações da administração federal no campo da cultura.
 
1 bolsa de Iniciação Científica para graduando nas áreas de História, Arquivologia, Ciência da Informação, Produção Cultural ou Ciências Sociais, que demonstrem interesse por questões de história política e políticas públicas de cultura contemporânea e por trabalhar com documentação.
Orientadora: Lia Calabre de Azevedo
 
A inscrição contendo cópia digital da documentação exigida deve ser feita através do correio eletrônico (pic@rb.gov.br) até o dia 20 de setembro de 2014. No dia 23 de setembro, os candidatos devem consultar o site para verificar a escala das entrevistas. As entrevistas ocorrerão no dia 25 a 30 de setembro de 2014.
 
Acesse as informações e os formulários para a inscrição:
Edital
Formulário de inscrição
 
Fundação Casa de Rui Barbosa
Sheila Tostes: vine arbor ― Casa Rui Barbosa - Botafogo, Rio de Janeiro; CC BY 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas