Sábado, 31 de Outubro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Programa de Cátedras para professores e pesquisadores convidados IHEAL 2021-2022

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Ambiente, Antropologia, Ciência Política, Economia, Género, Geografia, História, Migrações, Mobilidade, Programas, Saúde, Sociologia

O IHEAL dá início à sua chamada de candidaturas para as cátedras de professores(as) e pesquisadores(as) convidados(as) para o ano 2021-2022. Os dossiês de candidatura podem ser enviados até 15 de novembro de 2020. Os cursos podem ser ministrados em francês, espanhol ou em inglês.

 

Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL) da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 atribui vagas de convidados no seu programa de Cátedras para professores e pesquisadores que trabalham sobre a América Latina no domínio das ciências humanas e sociais. Essas vagas, disponibilizadas pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, inscrevem-se dentro de uma política francesa de cooperação científica.

Um professor será recrutado durante quatro meses (de setembro a dezembro de 2021). Três professores serão recrutados durante três meses (de janeiro a março de 2022). Um professor será recrutado durante todo um ano letivo (de setembro de 2021 a maio de 2022) possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.

Os beneficiários das cátedras serão solicitados a ministrar dois cursos por semestre, numa carga horária total de 24 horas. Os cursos correspondem aos temas de pesquisa e competências do professor convidado, mas podem ser modificados em função das necessidades do IHEAL. As aulas podem ser ministradas em francês, inglês ou espanhol.

O IHEAL recebe candidaturas nas áreas de: história, antropologia, geografia, sociologia, economia e ciência política. Durante o ano letivo 2020-221, o comitê de seleção prestará uma atenção particular - mas não exclusiva - às propostas de curso nas áreas estudos de gênero, estudos ambientais, migração e saúde, como também àquelas voltadas para América Central, o Caribe e México. Os professores podem ser convidados a ditar aula no novo Mestrado LAGLOBE (Latin America and Europe in a Global World) do IHEAL, cofinanciado pela União Europeia.

Os professores e pesquisadores que se beneficiarem da cátedra poderão realizar atividades em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.

O dossier completo (formulário + email com todos os documentos) deve ser enviado antes do 15 de novembro de 2020. Um email de confirmação será enviado aos candidatos após a recepção do dossier completo. O dossier pode ser escrito em francês, espanhol, português ou inglês.

Mais informações no site do IHEAL.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas