Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

Programa de Cátedras para professores e pesquisadores convidados IHEAL 2020-2021

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Antropologia, Ciência Política, Economia, Geografia, História, Mobilidade, Programas, Sociologia

Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL) da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 atribui vagas de convidados no seu programa de Cátedras para professores e pesquisadores que trabalham sobre a América Latina no domínio das ciências humanas e sociais. Essas vagas, disponibilizadas pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, inscrevem-se dentro de uma política francesa de cooperação científica.
 
A chamada de candidaturas para as cátedras de professores convidados 2020-2021 encontra-se aberta até o dia 10 de novembro de 2019.

Os cursos podem ser ministrados em francês, espanhol ou em inglês

O IHEAL privilegia as candidaturas para um semestre (4 meses de setembro a dezembro de 2020 ou 3 meses de janeiro a abril de 2021), possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.

Os beneficiários das cátedras serão solicitados a ministrar dois cursos por semestre, numa carga horária total de 24 horas. Os cursos correspondem aos temas de pesquisa e competências do professor convidado, mas podem ser modificados em função das necessidades do IHEAL. As aulas podem ser ministradas em francês, inglês ou espanhol.

O IHEAL recebe candidaturas nas áreas de história, antropologia, geografia, sociologia, economia e ciência política. Durante o ano letivo 2020-2021, o comité de seleção prestará uma atenção particular - mas não exclusiva - às propostas de curso nas áreas de sociologia, estudos de género e estudos urbanos, como também àquelas voltadas para América Central, o Caribe e o México. Os professores podem ser convidados a ministrar aula no novo Mestrado LAGLOBE (Latin America and Europe in a Global World) do IHEAL, que conta com o apoio da União Europeia.

Os professores e pesquisadores que se beneficiarem da cátedra poderão realizar atividades em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.

O dossier completo (formulário + email com todos os documentos) deve ser enviado antes do 10 de novembro de 2019 à meia-noite (horário da França). Um email de confirmação será enviado aos candidatos após a receção do dossier completo. O dossier pode ser escrito em francês, espanhol, português ou inglês.

Mais informações no site do IHEAL.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas