Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Programa de Cátedras para professores e pesquisadores convidados do IHEAL

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Ciências Humanas e Sociais, Programas, Estudos Latino-Americanos

O Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL, sigla em francês, da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3) atribui vagas de convidados no seu programa de Cátedras para professores e pesquisadores que trabalham sobre a América Latina no domínio das ciências humanas e sociais. Essas vagas, disponibilizadas pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, inscrevem-se dentro de uma política francesa de cooperação científica.
 
A chamada de candidaturas para as cátedras de professores convidados 2016-2017 encontra-se aberta até o dia 1 de dezembro de 2015. Os resultados da seleção da chamada de candidaturas 2016-2017 serão disponibilizados no começo de maio de 2016.
 
Condições de acesso
 
‣ O candidato deve ter menos de 65 anos durante seu período de ensino ou estada no IHEAL e ser titular de um doutorado; ser professor em uma universidade ou pesquisador titular em um organismo de pesquisa estrangeiro no momento da candidatura.
 
‣ O IHEAL privilegia as candidaturas para um semestre (4 meses, de setembro a janeiro ou de janeiro a maio), possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.
 
‣ Os beneficiários das cátedras são solicitados a ministrar dois cursos por semestre: um curso se divide em 12 ou 13 sessões de 2h, ou seja duas horas por semana e por curso, para um total de 24 ou 26 horas de aula conforme o semestre. Os cursos correspondem aos temas de pesquisa e competências do professor convidado, mas podem ser alterados em função das necessidades do IHEAL.
 
‣ O IHEAL recebe candidaturas em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais. Durante o ano letivo 2016-2017, o comitê de seleção prestará uma atenção particular - mas não exclusiva - às propostas de curso nas disciplinas de geografia, economia e antropologia, como também nas áreas de estudo relativas à América Central, ao Caribe e aos países andinos.
 
Os professores e pesquisadores que beneficiam da cátedra poderão realizar atividades em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.
 
Os cursos podem ser ministrados em francês, espanhol, português ou em inglês.
 
Apresentação de candidaturas
 
As candidaturas são feitas em linha, através de formulário específico. A documentação completa deve ser enviada antes do dia 1 de dezembro de 2015.
 
O dossier pode ser escrito em francês, espanhol; português ou inglês.
 
Todos as candidaturas serão objeto de uma avaliação dupla: uma de las será feita por um professor ou pesquisador exterior ao IHEAL.
 
Para qualquer informação complementar, contacte Veronica Paiva Moscoso, responsável administrativa pelas cátedras, em iheal-chaires@univ-paris3.fr.
 
Confira a notícia na íntegra em:
http://www.iheal.univ-paris3.fr/pt-br/enseignements/chamada-de-candidaturas-para-c%C3%A1tedras-de-professores-convidados

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas