Programa de Cátedras Francesas na UERJ
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil, França
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com o Consulado geral da França no Rio de Janeiro, lança pelo terceiro ano consecutivo, o programa de cátedras a fim de receber professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa no Rio de Janeiro a partir do mês de setembro de 2016.
Este programa permite receber três professores ou pesquisadores de instituições francesas – de todas as disciplinas – por uma duração superior a 60 dias e inferior a 120 dias.
Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal da universidade brasileira parceira (no mesmo valor de um salário de uma bolsa do Programa de Apoio a Pós-graduação e Pesquisa - Pesquisador (PAPP-Pesquisador) desta universidade; a Embaixada da França financiará a passagem aérea de ida e volta (em classe econômica, com 2 bagagens registradas no check-in).
Critérios para as candidaturas: ser “Professeur des Universités”, “Maître de conférences”, “Chargé de recherche” ou “Directeur de recherche”. A habilitação para dirigir pesquisas (HDR) será considerada como um critério preferencial. Não é necessário ter a nacionalidade francesa.
Os projetos apresentados poderão ser redigidos em francês, em português ou em inglês.
Áreas prioritárias: Ciências Humanas e Sociais, Ciências Marítimas, Geociências, Biologia, Química, Engenharia Química, Saúde e Literatura Francesa.
O comitê franco-brasileiro, criado no âmbito deste programa, fará da seleção dos professores bem como o acompanhamento e a avaliação das cátedras.
Os candidatos deverão propor um projeto elaborado em parceria com um professor da universidade brasileira (professor anfitrião, responsável pelo projeto e pela cátedra) descrevendo as atividades de ensino e de pesquisa que serão desenvolvidas e informando as datas previstas para a estadia no Brasil. O projeto deverá obrigatoriamente comportar no mínimo uma palestra ou várias, destinadas ao público em geral ou uma atividade de divulgação científica. O Consulado geral da França no Rio de Janeiro poderá eventualmente solicitar ao professor convidado que intervenha, no âmbito de sua programação científica.
Os projetos deverão ser enviados até 20 de julho de 2016, último prazo, aos responsáveis pelas relações internacionais da universidade brasileira e ao Consulado Geral da França no Rio de Janeiro:
- para a UERJ, Professora Cristina Russi Guimarães Furtado: dci@sr2.uerj.br
- para o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, João Rampini: joao.rampini@diplomatie.gouv.fr
Os resultados aos candidatos serão comunicados até o dia 29 de julho de 2016.
Mais informações no documento em anexo.
Fonte: Embaixada da França no Brasil



