Sábado, 13 de Dezembro de 2025
Financiamento/bolsas/emprego

Programa de Bolsas MASP Pesquisa

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Bolsas, Pesquisa, Programas

MASP Pesquisa é um programa de fomento à pesquisa em arte, que visa promover a especialização e a capacitação profissional de pesquisadores interessados em estudar o acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
 
O museu oferecerá até dez bolsas de estudo de duração de seis meses, nove meses e um ano para a realização de pesquisas sobre obras de artes visuais, objetos e documentação iconográfica, bibliográfica e de arquivo, conservadas no acervo da instituição, respeitando-se as seguintes linhas de investigação:
  • Bolsa Rubem Valentim. Esta linha de pesquisa contempla a documentação disponível no Centro de Pesquisa do MASP, com um conjunto de 10.000 documentos doados pelo Instituto Rubem Valentim.
  • Bolsa Judith Lauand. Linha de pesquisa dedicada aos estudos sobre a artista Judith Lauand, ainda pouco aprofundados no meio crítico e acadêmico. O acervo do museu conta com duas obras da artista e o Centro de Pesquisa do MASP recebeu, recentemente, um conjunto documental que inclui mais de 40 cadernos de desenhos de sua autoria.
  • Bolsa Ione Saldanha. Linha de pesquisa dedicada aos estudos sobre o trabalho da artista Ione Saldanha, ainda pouco aprofundados no meio crítico e acadêmico. O museu conta com diversas obras da artista em seu acervo – um conjunto de sete ripas e uma pintura, somadas aos dois bambus provenientes do comodato MASP-B3.
  • Bolsa Abdias Nascimento. Linha de pesquisa dedicada aos estudos sobre o trabalho do artista Abdias Nascimento, ainda pouco aprofundados no meio crítico e acadêmico. O acervo do MASP conta com obras do artista que fizeram parte de exposições recentes, como Histórias Afro-Atlânticas, Histórias Brasileiras e a individual Abdias Nascimento: um artista panamefricano.
  • Bolsa Wanda Pimentel. Linha de pesquisa dedicada aos estudos sobre o trabalho da artista Wanda Pimentel, ainda pouco aprofundados no meio crítico e acadêmico. Obras da série Envolvimento, produzidas entre 1967 e 1984, foram apresentadas em uma exposição individual homônima em 2017 e uma delas integra o acervo do MASP.
  • Bolsa MASP acervo. Nesta categoria, o MASP aceitará projetos abordando apenas um dos seguintes eixos temáticos presentes na coleção do Museu:
    • Arte europeia
    • Arte pré-colombiana
    • Arte brasileira
    • Arte nas Américas
    • Arte na África
    • Fotografia

O programa é aberto a pesquisadores(as) residentes no Brasil, com ou sem vínculo acadêmico ou institucional, a partir da obtenção do título de mestre junto a um estabelecimento de ensino superior no Brasil ou no exterior.

As inscrições estão abertas até 29 de agosto de 2025.
 
Toda a informação no site do MASP: https://masp.org.br/masp-pesquisa-2025

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas