Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
Financiamento/bolsas/emprego

Programa de bolsas de doutoramento INPhINIT Retaining "La Caixa"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha, Portugal

Bolsas, Ciências Humanas e Sociais, Doutoramento, Programas

O programa de bolsas de doutoramento INPhINIT Retaining "La Caixa" destina-se a recrutar investigadores de qualquer nacionalidade que desejem realizar um doutoramento na Espanha ou Portugal, em qualquer Universidade ou Centro de Investigação.

A Fundação Bancária ”la Caixa” abre concurso para 30 bolsas destinadas à realização de cursos de doutoramento oficialmente numa universidade ou centro de investigação em Espanha ou Portugal.

A convocatória abrange todas as áreas de conhecimento e é dirigida a todas as pessoas que cumpram os requisitos para poder ingressar em ciclos de estudos conducentes à obtenção do grau académico de doutor, e não tenham estado anteriormente matriculados no programa de doutoramento ao qual se candidatam.

Os bolseiros devem incorporar-se nas universidades ou centros de investigação de destino entre setembro e novembro de 2021. Excecionalmente, e em casos devidamente justificados, a Fundação ”la Caixa” poderá autorizar o adiamento desta incorporação até 31 de janeiro de 2022.

As bolsas têm uma duração máxima de três anos. No entanto, são concedidas por um ano e em todos os casos incluem a possibilidade de duas renovações sempre que os relatórios de seguimento que se exigem em cada ano forem favoráveis. Caso a defesa da tese tenha lugar antes do final dos três anos de duração da bolsa, a bolsa terminará no mesmo dia da defesa.


Requisitos de elegibilidade:

  • Experiência: À data de encerramento do Concurso, os candidatos devem estar num dos quatro primeiros anos (experiência de investigação equivalente a tempo inteiro) da sua carreira de investigação e não ter obtido previamente obtido o grau de Doutor.

  • Habilitações académicas: Aquando do processo de seleção, os candidatos devem cumprir um dos seguintes requisitos:

    Ter concluído um plano de estudos conducente à obtenção de um grau universitário oficial adaptado ao Espaço Europeu de Ensino Superior com 300 ECTS aprovados, dos quais pelo menos 60 ECTS têm de corresponder ao nível de mestrado.

    Ter concluído um grau académico numa universidade não aderente ao Espaço Europeu de Ensino Superior que dê acesso a estudos de doutoramento. A verificação de um nível de habilitações académicas equivalente ao supracitado será feita pela universidade quando o processo de admissão for iniciado.

  • Mobilidade: Para os candidatos que pretendam integrar um centro ou unidade espanhola: Os candidatos devem ter sido residentes ou levado a cabo a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Espanha durante mais de 12 meses nos 3 anos imediatamente anteriores à data de encerramento do concurso.

    Para os candidatos que pretendam integrar um centro ou unidade portuguesa: Os candidatos devem ter sido residentes ou levado a cabo a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Portugal durante mais de 12 meses nos 3 anos imediatamente anteriores à data de encerramento do concurso.

    As estadias curtas, como férias, num país diferente da residência habitual (onde foi realizada a atividade principal) são consideradas períodos passados no país de residência habitual.

    Os candidatos que obtêm uma bolsa têm de realizar o seu doutoramento numa universidade ou centro de investigação diferente da universidade ou centro de investigação onde concluíram a sua licenciatura.

  • Candidaturas completas: Apenas serão aceites os candidatos cujas candidaturas preencham todos os requisitos enunciados no Concurso.

Prazo para apresentação de candidaturas: 25 de fevereiro de 2021

Todas as informações sobre o programa e a chamada no site da Fundação "LaCaixa".

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas