Programa Caminhos Amefricanos promove intercâmbios Sul-Sul com edições no Panamá, Angola e México
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Angola, Brasil, México, Panamá
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga a abertura do período de envio de propostas para o Edital do Programa Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul - Edições Panamá, Angola e México, uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), a Universidade Agostinho Neto (Angola), a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO (México) e a Universidad de Panamá. O programa tem como objetivo estimular a socialização de conhecimentos, experiências e políticas públicas voltadas para o combate ao racismo e para a promoção da História e Cultura Africana e da Diáspora Africana, através de ações de intercâmbio internacional de curta duração.
O programa contempla três edições — Panamá, Angola e México —, com um total de 150 vagas. Na edição Panamá, são disponibilizadas 50 vagas para docentes da educação básica de instituições públicas brasileiras que se autodeclarem pessoas pretas, pardas e/ou quilombolas. As atividades incluem estudos de curta duração na Cidade do Panamá, participação em eventos científicos e visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus.
A edição Angola destina-se a 50 discentes de cursos de licenciatura de instituições públicas brasileiras, regularmente matriculados a partir do 5.º semestre, que se autodeclarem pessoas pretas, pardas e/ou quilombolas. As atividades incluem ações formativas em parceria com a Universidade Agostinho Neto, bem como visitas a escolas, locais históricos e museus.
Já a edição México oferece 50 vagas para discentes de licenciatura de instituições públicas brasileiras, a partir do 5.º semestre, com os mesmos critérios de autodeclaração. O intercâmbio prevê estudos de curta duração na FLACSO México, com realização de evento científico e visitas guiadas a instituições educativas e culturais.
Entre os principais objetivos do Programa Caminhos Amefricanos destacam-se o fortalecimento da cooperação internacional Sul-Sul, a promoção da igualdade racial, o combate ao racismo, a formação inicial e continuada de docentes e discentes na perspetiva da Educação das Relações Étnico-Raciais e o estímulo à produção científica e à inovação em políticas públicas de inclusão.
As inscrições devem ser submetidas exclusivamente através do formulário online da CAPES, disponível em https://inscricao.capes.gov.br respeitando as normas e prazos definidos no edital.
Para a edição Panamá, as candidaturas decorrem até às 17h do dia 8 de fevereiro de 2026 (hora oficial de Brasília), com início das atividades previsto para maio de 2026. Para as edições Angola e México, o prazo de candidatura termina às 17h do dia 27 de fevereiro de 2026, estando o início das atividades previsto para julho de 2026.
Mais informações no site da CAPES, aqui.


