Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Inscrições abertas para brasileiros no programa assistentes de língua na França

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, França

Bolsas, Ciências da Educação, Leitorados, Letras, Língua, Mobilidade

Assistentes brasileiros de língua portuguesa na França - Ano letivo 2021-2022

Inscrições abertas para o programa assistentes brasileiros de língua portuguesa na França - Ano letivo 2021-2022. A oportunidade é aberta a todos os estudantes brasileiros, de 20 a 30 anos de idade, matriculados no mínimo no último ano da graduação no momento de sua candidatura. As inscrições devem ser feitas até 23 de novembro de 2020.

Os estudantes devem estar matriculados numa universidade brasileira em letras, línguas estrangeiras ou qualquer outro curso superior, e devem ter um bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

O objetivo geral do programa é oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de se familiarizarem com a língua e a civilização francesas, levando às escolas e aos estabelecimentos franceses a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura. Desta forma, apenas falantes de língua materna brasileira, que estudem no Brasil, de onde são cidadãos de pleno direito, poderão ser selecionados para este programa.

Durante sua permanência na França, os assistentes brasileiros, que beneficiarão do status de funcionários temporários do Estado francês, terão a possibilidade de se inscrever numa universidade, desde que a atividade e o curso escolhido não tragam prejuízo à sua função de assistente na escola ou no estabelecimento para onde tiverem sido designados.

Os formulários de inscrição podem ser consultados e retirados do site do CIEP (Centre international d’études pédagogiques). Os candidatos podem indicar a cidade de sua preferência no âmbito das academias escolares participantes do programa tanto na França metropolitana quanto na França ultramarina. Mas são as instituições responsáveis pelo programa que se mantêm soberanas quanto às decisões sobre os locais para onde serão selecionados os candidatos, em função das vagas e do perfil de cada um.

Mais informações no site da Embaixada da França no Brasil.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas