Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Prémio Villa Portela de investigação em História Local

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

História, Património, Prémios

Encontram-se abertas as inscrições para a participação no prémio “Villa Portela”, que realiza este ano a sua quinta edição, numa iniciativa de incentivo à investigação e à promoção da história local e do património do distrito de Leiria e concelho de Ourém.

A quinta edição do prémio Villa Portela, distinção criada por Ricardo Charters D’Azevedo em homenagem a seus antepassados que viveram na propriedade batizada com este nome, tem inscrições abertas até o dia 31 de julho. O concurso, destinado a trabalhos de investigação em História local (Distrito de Leiria e Concelho de Ourém), oferece 2 mil euros e eventual publicação da investigação selecionada.

Podem candidatar-se os autores, cidadãos nacionais ou estrangeiros, que nunca tenham publicado trabalhos neste domínio da História Local e do Património.

O galardão conta com a parceria do CEPAE - Centro do Património da Estremadura, Câmara Municipal de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria e ADLEI - Associação para o Desenvolvimento de Leiria. Podem candidatar-se ao prémio “Villa Portela¨ pesquisadores nacionais ou estrangeiros que nunca tenham publicado trabalhos neste domínio.

O vencedor da última edição foi José Manuel Dias Poças das Neves pela obra “Arthur d’Oliveira Santos. O percurso da vida de um idealista republicano (1884-1955)”.

Mais informações e Regulamento na página do Município de Leiria.