Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
Financiamento/bolsas/emprego

Prémio Ibero-Americano de Ensaio na Polónia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Polónia

Estudos Ibero-Americanos, Estudos Latino-Americanos, Prémios

As Embaixadas da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, de Cuba, de Espanha, do México, do Panamá, do Peru, de Portugal, do Uruguai e da Venezuela na Polónia têm a honra de convocar a primeira edição do Prémio Ibero-Americano de Ensaio na Polónia. Os ensaios deverão ser enviados à Secretaria do Júri do Prémio Ibero-Americano antes do dia 22 de setembro de 2018.

O objetivo deste prémio é promover o conhecimento, na Polónia, da cultura em Português e Espanhol, bem como intensificar as relações entre a comunidade ibero-americana de nações, o mundo eslavo e a Europa Central.

O Prémio Ibero-Americano dirige-se a pós-graduados e a estudantes dos cursos de doutoramento interessados no mundo ibero-americano, tanto na sua vertente europeia (Portugal e Espanha), como americana (áreas culturais lusófona e hispanófona), e em qualquer tipo de disciplina dentro do campo das ciências sociais ou dos estudos humanísticos (política, diplomacia, história, economia, filosofia, arte, etc.).

Os participantes deverão ter um diploma universitário equivalente ao grau de mestre (licenciatura, engenharia, etc.) em qualquer área, ou estar atualmente inscritos num curso de doutoramento. Deverão, de qualquer forma, comprovar o seu conhecimento do Português ou do Castelhano num nível igual ou superior ao nível C1, seja por certificação oficial ou por explicação fundamentada (académica, experiência profissional ou estadia/residência em país de Língua Espanhola ou Portuguesa, etc.). O cumprimento desta exigência linguística deve ser livremente valorizado pelo Júri para efeitos de admissibilidade do candidato.

Os participantes não poderão ter como língua materna, nem o Espanhol, nem o Português, e deverão serão residentes na Polónia, no momento da apresentação da candidatura. Essa circunstância deve ser devidamente credenciada.

O ensaio que se apresentar a concurso deverá ser um trabalho original de investigação ou reflexão sobre qualquer assunto relacionado com a Argentina, o Brasil, o Chile, a Colômbia, Cuba, o México, o Panamá, o Peru, o Uruguai, a Venezuela ou qualquer outro país da América Latina, bem como Portugal ou Espanha.

Nesta primeira edição, coincidente com a celebração do centenário da restauração da independência da República da Polónia, solicitar-se-á que os trabalhos estejam relacionados com esse aniversário. O tema abordado deverá referir-se, direta ou indiretamente, às relações entre o mundo ibero-americano (países da América Latina, Espanha e Portugal) e a Polónia dentro do marco cronológico da restauração da independência da Polónia (1918-1920) ou ao período Entre-guerras (1918-1939).

Os ensaios deverão ser redigidos em Português ou em Espanhol. O júri irá avaliar tanto a qualidade, a originalidade e o tratamento do tema escolhido, como a precisão e a riqueza da forma, assim como a relevância da questão sobre as relações entre a Polónia e o mundo ibero-americano.

Confira o Documento de Bases do Prémio Ibero-americano para mais informações.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas