Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Prémio Ibero-Americano de Ensaio na Polónia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Polónia

Estudos Ibero-Americanos, Estudos Latino-Americanos, Prémios

As Embaixadas da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, de Espanha, do Panamá, do Peru, de Portugal e do Uruguai na Polónia têm a honra de convocar a segunda edição do "Prémio Ibero-Americano de Ensaio na Polónia".

O objetivo deste prémio é promover o conhecimento, na Polónia, da cultura em Português e Espanhol, bem como intensificar as relações entre a comunidade ibero-americana de nações (América Latina, Portugal e Espanha), o mundo eslavo e a Europa Central.

O Prémio Ibero-Americano dirige-se a pessoas interessadas no mundo ibero-americano, tanto na sua vertente europeia (Portugal e Espanha), como americana (áreas culturais lusófona e hispanófona), e em qualquer tipo de disciplina dentro do campo das ciências sociais ou dos estudos humanísticos (política, diplomacia, história, economia, filosofia, arte, etc.).

As bases do Prémio são as seguintes:

  • Os participantes deverão ser estudantes universitários que se encontrem a cursar estudos superiores (de licenciatura, mestrado ou doutoramento) no momento em que apresentem a sua candidatura ao Prémio. Deverão, portanto, comprovar a posse de um destes títulos académicos reconhecidos pelo ensino superior polaco (licencja, magister ou doktorat). Deverão, ainda, comprovar o seu conhecimento de português ou de castelhano num nível igual ou superior ao nível C1, seja por certificação oficial ou por explicação fundamentada (académica, experiência profissional ou estadia/residência em país de Língua Espanhola ou Portuguesa, etc.). O cumprimento desta exigência linguística deve ser livremente valorizado pelo Júri para efeitos de admissibilidade do candidato.
  • Os participantes não poderão ter como língua materna, nem o Espanhol, nem o Português, e deverão serão residentes na Polónia, no momento da apresentação da candidatura. Essa circunstância deve ser devidamente credenciada.
  • Não serão aceites trabalhos apresentados por candidatos que mantenham uma relação laboral estável com alguma das Embaixadas organizadoras, ou com algum dos seus institutos culturais.
  • O ensaio que se apresentar a concurso deverá ser um trabalho original de investigação ou reflexão sobre qualquer assunto relacionado com a Argentina, o Brasil, o Chile, a Colômbia, a Espanha, o Panamá, o Peru, Portugal ou Uruguai.
  • Esta segunda edição terá como tema: A Polónia e os países da Ibero-América: imagens cruzadas. Os trabalhos poderão versar sobre qualquer aspeto relativo à visão/interpretação da Polónia em qualquer um dos países ibero-americanos ou da Península Ibérica, ou debruçar-se sobre a visão/interpretação do mundo ibero-americano na Polónia, em qualquer âmbito (literatura, jornalismo, arte, ciência, etc.).6. Os ensaios deverão ser redigidos em português ou em espanhol. O júri irá avaliar tanto a qualidade, a originalidade e o tratamento do tema escolhido, como a precisão e a riqueza da forma, assim como a relevância da questão sobre as relações entre a Polónia e o mundo ibero-americano.

Todos os interessados, deverão enviar os seus ensaios, até ao dia 22 de outubro de 2019, para a Embaixada de Portugal em Varsóvia (ul. Atenska 37, 03-978 Warszawa), acompanhados da documentação indicada no regulamento do Prémio (em anexo).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas