Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Prêmio anual ABRE 2020 da melhor tese europeia sobre o Brasil

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Dinamarca

Estudos Brasileiros, Prémios

A Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE) oferece anualmente o “Prêmio ABRE da melhor tese europeia sobre o Brasil” que tem por objetivo premiar a melhor tese de doutorado sobre o Brasil em ciências humanas e sociais realizada em uma instituição universitária europeia. O valor do Prêmio é de dois mil euros (2.000 €).

São admitidas teses em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais, desde que o trabalho enfoque de modo central o Brasil, em suas múltiplas dimensões societais e históricas. O júri é soberano para decidir sobre o eventual não enquadramento de uma tese nesses critérios.

Podem se candidatar jovens doutores que tenham defendido sua tese em uma universidade europeia entre 1° de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior. São admissíveis os inscritos nessas universidades e os alunos em cotutela para os quais uma das universidades envolvidas seja europeia. Os alunos que tenham feito estágios doutorais em universidades europeias, mas que estejam regularmente inscritos em universidades não-europeias, onde defenderam sua tese, não são admissíveis.

Os trabalhos concorrentes poderão estar escritos em qualquer língua oficial de um país europeu.

O prêmio anual será oferecido desde que ao menos uma das candidaturas responda a critérios de qualidade sobre os quais o júri é soberano, além dos critérios de exigência indicados acima, às datas de defesa previstas e que a documentação necessária seja enviada à ABRE nos devidos prazos.

O prazo de candidaturas encontra-se aberto até às 24h (horário UTC+1) do dia 31 de janeiro do ano seguinte ao da defesa da tese.

Mais informações no site da ABRE.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas