Sábado, 27 de Novembro de 2021
Financiamento/bolsas/emprego

Prémio Amílcar Cabral 2021

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

História, Prémios

O Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e o Padrão dos Descobrimentos — EGEAC divulgam o lançamento do Prémio Amílcar Cabral 2021, dirigido a investigadores/as de qualquer nacionalidade, recém-doutorados em universidades nacionais ou estrangeiras.

O Prémio destina-se a galardoar um artigo de investigação histórica, que poderá incidir sobre qualquer temática e problemática relativa à história das resistências anti-coloniais e dos impérios coloniais. O artigo poderá incidir sobre qualquer contexto geográfico mundial e sobre qualquer período histórico, da actualidade ao século XV.

Os artigos submetidos devem ser de autoria individual do respectivo candidato/a, publicados ou aceites para publicação em revista académica (obrigatoriamente indexada na base de dados Scopus ou na base de dados Web of Science) com revisão por pares, em língua portuguesa ou língua inglesa.

Os/as concorrentes deverão ter concluído o respetivo doutoramento nos três anos civis anteriores à data de encerramento da edição do concurso. Na primeira edição do Prémio, apenas poderão concorrer pessoas que tenham concluído o respectivo doutoramento após 30 de Setembro de 2018, podendo as candidaturas ser submetidas até 1 de Outubro de 2021. Os resultados do Prémio serão anunciados e comunicados até 31 de Dezembro de 2021.

O prémio cobre os custos de viagem e estadia de um mês em Lisboa, bem como as respectivas ajudas de custo (até ao valor máximo de € 4.000 — quatro mil euros).

Pode descarregar o Regulamento do Prémio [PDF] no website do IHC.

Fonte: IHC

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas