Portugal-UK Bilateral Research Fund 2020
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal, Reino Unido
Estão disponíveis bolsas de investigação até 3.000 euros para apoiar o estabelecimento e o desenvolvimento de vínculos de pesquisa entre universidades e institutos de investigação no Reino Unido e em Portugal. Os fundos podem ser usados para suportar custos de viagem, estadia e subsistência, associados a visitas individuais ou em grupo a Portugal (para investigadores com sede no Reino Unido) e/ou ao Reino Unido (para investigadores com sede em Portugal). O fundo pode também ser usado para cobrir custos de pesquisa em pequena escala, como materiais de laboratório, licenças de software ou assistência na recolha e análise de dados.
O fundo não pode ser utilizado para comprar equipamento, pois é esperado que as instituições de origem dos candidatos o forneçam. Também não pode ser utilizado para cobrir despesas gerais. O montante total do fundo é de 15.000 euros.
Cada projeto deve ter uma duração total de 3 a 6 meses e pode incluir várias visitas dentro desse período. Os investigadores responsáveis portugueses e britânicos têm de ter contratos com suas instituições de origem que ultrapassem o tempo de vida da concessão. São particularmente incentivadas candidaturas para projetos que envolvam ativamente investigadores em início de carreira (por exemplo, estudantes de doutoramento e pós-docs). Projetos típicos incluem visitas de investigação colaborativa, reuniões para preparar solicitações conjuntas de financiamento em larga escala ou organização de eventos conjuntos, por exemplo simpósios. Em cada caso, espera-se que o projeto tenha um resultado concreto (submissões a bolsas, publicações, etc.).
As candidaturas podem ser enviadas por investigadores sediados no Reino Unido ou em Portugal. É necessário que o pedido seja aprovado por ambas as instituições de acolhimento dos investigadores antes do envio. O Fundo é administrado pelo Conselho Científico da FCT-PARSUK. Devido ao ciclo orçamental, as atividades devem ser concluídas (e os fundos gastos) até o final de dezembro de 2020.
Ao avaliar os projetos, o Conselho dará preferência àqueles que responderem aos seguintes critérios:
- Projetos com resultados concretos e mensuráveis (por exemplo, candidaturas de bolsas a agências de financiamento nacionais ou internacionais, publicações científicas revistas por pares).
- Projetos que abrem novas áreas de colaboração ou que vão além da investigação já realizada pelos grupos candidatos.
- Projetos viáveis dentro do prazo proposto para a concessão.
- Projetos que demonstram a capacidade de conduzir um esforço de investigação contínua e sustentada (por oposição a uma iniciativa pontual).
- Projetos que envolvem ativamente investigadores em início de carreira (por exemplo, estudantes de doutoramento, investigadores de pós-doc).
- Projetos que envolvem investigadores com sede no Reino Unido e em Portugal.
As candidaturas para o Portugal-UK BRF devem ser enviadas eletronicamente para o comité de avaliação por e-mail para cc@parsuk.pt, até às 17h de sexta-feira, 31 de janeiro de 2020. Os resultados serão comunicados até sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020. As candidaturas devem ser apresentadas em inglês.
Mais informações: https://www.parsuk.pt/brf



