Programa de Traduções FLAD 2026 apoia tradução de obras literárias entre português e inglês
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) recebe candidaturas, de 1 a 31 de outubro de 2026, à edição de outono do Programa de Traduções, que apoia a tradução de obras literárias de português para inglês e de inglês para português. O programa pretende promover a entrada de autores portugueses no mercado dos Estados Unidos e ajudar editoras portuguesas a publicar obras de autores norte-americanos que, de outro modo, não chegariam a Portugal.
As editoras nacionais podem apresentar obras de ficção ou não ficção ainda não publicadas em Portugal, desde que a versão original em inglês já esteja publicada nos Estados Unidos. Autores e editoras, nacionais ou norte-americanos, podem também submeter obras ainda não publicadas nos Estados Unidos, desde que a versão original esteja publicada em português. O apoio financeiro destina-se a cobrir os custos de tradução.
A candidatura inclui um exemplar da obra, a justificação do apoio, o currículo e o orçamento do tradutor, os contratos de tradução e de direitos de autor e o prazo de publicação. São valorizadas as candidaturas com plano de viabilidade comercial ou interesse efetivo de uma editora nos Estados Unidos.
A decisão é comunicada por correio eletrónico até ao último dia do mês seguinte ao encerramento, sem possibilidade de recurso. O concurso decorre duas vezes por ano, em maio e outubro.
Mais informações: FLAD
Candidatura: formulário


