Domingo, 04 de Dezembro de 2022
Financiamento/bolsas/emprego

Oito Bolsas de Iniciação à Investigação no Instituto de História Contemporânea

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de Iniciação Científica, História, História da Ciência

Prazo de candidatura: 29 de Julho de 2022
Local de trabalho: Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e NOVA FCSH
Instituição: Instituto de História Contemporânea

Resumo:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 8 Bolsas de Iniciação à Investigação (BII) no âmbito do apoio especial Verão com Ciência 2022 ao IHC (UID 04209), financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Área Científica: História / História da Ciência e áreas afins

Valor e duração da bolsa: 486,12 € durante um mês.

Plano de trabalhos:

Bolsa 1. Digitalização da Revista do Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (8 volumes) – Biblioteca Central da Faculdade de Letras de Coimbra e registo informático das digitalizações realizadas, em articulação com recursos que PhonLab já possui.

Bolsa 2. Inventariação e higienização dos instrumentos do Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra – Museu da Ciência e da Técnica da Universidade de Coimbra, dando sequência em contexto de património científico ao trabalho prévio já realizado de resgate de memória científica, de forma a cumprir os objetivos de preservação e disponibilização à consulta de instrumentos científicos e de documentação histórica que permita aprofundarem o conhecimento sobre a atividade do laboratório e as redes científicas internacionais em que se inseria.

Bolsa 3. Levantamento e registo de imprensa científica periódica especializada para obter informação completar para biografia de objetos (Período de investigação 1880-1930).

Bolsa 4. Trabalho com dois periódicos científicos especializados na área de Arqueologia, no século XX: Humanitas; Conimbriga.

Bolsa 5. Trabalho com periódicos científicos especializados na área de Arqueologia, no século XX; Levantamento de textos de diversa tipologia produzidos nos anos 50 e 70 do século XX, com introdução de dados em folha Excel com parâmetros definidos para uma análise de conjunto e diálogo entre responsável do projeto, bolseiros e investigadores IHC-EU.

Bolsa 6. Tradução de lições do Programming Historian referentes à linguagem de programação Python: Finding Places in Text with the World Historical Gazetteer; Using Gazetteers to Extract Sets of Keywords from Free-Flowing Texts.

Bolsa 7. Tradução de lições do Programming Historian referentes a plataformas digitais: Running a collaborative research website and blog with Jekyll and Github; Introduction to Populating a Website with API Data.

Bolsa 8. Produção de cartografia com base na recolha feita da documentação existente sobre a diáspora sefardita ocidental, no âmbito da colaboração do Laboratório de Humanidades Digitais no projeto WSD Roadmap.

 

Todas as informações sobre o concurso encontram-se neste link.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas