Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

Modern Endangered Archives Program (MEAP) | Chamada para submissões (2019-2020)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Acervos Documentais, Arquivos, Património, Programas

O Modern Endangered Archives Program (MEAP) é um programa de auxílios da Biblioteca da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) financiado pelo Arcadia Fund. Nosso objetivo é digitalizar e disponibilizar materiais de acervos ameaçados de extinção dos séculos 20 e 21, incluindo objetos impressos, fotográficos, vídeos, áudios, objetos efêmeros e nato digitais.

O MEAP convida submissões para projetos criados com objetivo de preservar, documentar e digitalizar coleções de todo o mundo, sob risco de condições ambientais, incerteza política, mídia inerentemente insustentável, armazenamento inadequado ou mudança social e comunitária. Todos os objetos digitais de projetos financiados serão publicados em linha pela Biblioteca da UCLA,

Que tipos de auxílios estão disponíveis?

O MEAP tem dois auxílios possíveis:

  • PLANEJAMENTO de até U$ 15.000 para avaliar ou pesquisar coleções para digitalização e/ou curadoria. O auxílio para planejamento pode ter até um ano de duração.
  • PROJETO concede até U$ 50.000 para digitalizar o conteúdo de arquivo ou a curadoria de objetos já digitais. Os projetos financiados por este auxílio devem abordar o ciclo de vida completo da digitalização, incluindo a geração e a descrição de imagens e conteúdos, bem como a entrega dos objetos digitalizados à Biblioteca da UCLA. Os auxílios para projetos podem ter até dois anos de duração.

Quem pode se inscrever?
Instituições que possuam materiais ameaçados, bem como professores, pesquisadores e especialistas em patrimônio cultural afiliados a uma instituição podem realizar submissões. Encontre mais detalhes do programa online.

Candidatos Elegíveis:

  • Qualquer membro credenciado do corpo docente ou de pesquisa de uma universidade ou instituição de ensino superior similar
  • Arquivistas e bibliotecários responsáveis por coleções especiais em arquivos, biblioteca nacional ou de pesquisa ou instituição similar
  • Administradores de organizações sem finalidades econômicas que mantêm materiais de patrimônio cultural ameaçados

Instituições Elegíveis:

  • Os auxílios devem ser administrados por organizações sem finalidades econômicas.
  • As instituições anfitriãs devem ser uma universidade, um arquivo, uma biblioteca, de pesquisa ou de cultura.
  • As solicitações de instituições estatais que solicitem apoio à preservação de seus próprios acervos devem demonstrar alguma contribuição em espécie, como provisão de tempo para equipe, bem como seu treinamento ou espaço adequado.

Escopo do Projeto
O MEAP apoiará projetos para organizar, coletar, converter e descrever materiais de acervos ou objetos digitais já existentes. Os materiais devem se encaixar no seguinte escopo:

  • IDADE DO MATERIAL: Desde o início do século XX até o presente, de preferência com a maioria do material datado a partir de 1950 ou posterior.
  • CONTEÚDO: Os materiais devem documentar história, sociedade, cultura e política, com ênfase na justiça social, nos direitos humanos e nas comunidades sub-documentadas.
  • FOCO GEOGRÁFICO: São preferidos materiais de regiões fora da América do Norte e Europa. Incentivamos submissões da África, Caribe e América Latina, Oriente Médio, Ásia Central, Sul e Sudeste Asiático e Oceania. As inscrições da América do Norte e Europa são elegíveis para submissão se os recursos forem limitados para a preservação do material dos acervos.
  • FORMATO: Os materiais podem estar em vários formatos, incluindo impresso, áudio e vídeo, fotografia, objeto efêmero e arquivo digital.

Critério de avaliação
As propostas serão avaliadas por um comitê internacional de pesquisadores com base nos seguintes critérios:

  • Urgência do projeto, refletida na vulnerabilidade dos materiais, devido a condições ambientais, incerteza política, mídia inerentemente insustentável, armazenamento inadequado ou mudança social e comunitária.
  • Relevância acadêmica dos materiais propostos.
  • Viabilidade da publicação em-linha com base nos direitos autorais e de privacidade dos proponentes.
  • Viabilidade do projeto de acordo com o escopo temporal e os recursos solicitados, incluindo espaço físico e pessoal para conduzir as atividades propostas.
  • Expertise e experiência dos proponentes e da equipe do projeto.
  • Compromisso e planejamento dentro do projeto proposto para criar metadados em Inglês e no idioma da cultura na qual os materiais foram originalmente criados.

Como submeter
A chamada para propostas preliminares tem início no dia 30 de setembro de 2019. Todas as inscrições devem ser enviadas através do nosso sistema em-linha. O processo de submissão terá duas etapas. Encontre mais detalhes do aplicativo online.

  1. Primeira etapa: os candidatos enviam propostas preliminares até o dia 8 de novembro de 2019.
  2. Segunda etapa: os candidatos selecionados na primeira etapa serão convidados a desenvolver submissões mais detalhadas para envio até o dia 30 de janeiro de 2020.

Entre em contato
Mais informações sobre o Programa de Acervos Modernos Ameaçados (MEAP) podem ser encontradas no endereço eletrônico: meap.library.ucla edu. Se você tiver qualquer outra pergunta entre em contato com nossa equipe: meap@library.ucla.edu. Participe de nossa conversa no Twitter: @ModArchivesUCLA. Participe da nossa lista atualizada de notícias mensais: tinyletter.com/ModArchivesUCLA.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas