Memórias Brasileiras: Conflitos Sociais
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com chamada pública aberta, até 28 de outubro de 2015, para o Edital n˚ 12/2015 - Memórias Brasileiras: Conflitos Sociais, para a realização de pesquisas científicas sobre os conflitos sociais na história brasileira do período republicano.
Nesta chamada são contempladas as áreas de Ciências Humanas e Sociais com destaque para: Antropologia, Artes, Ciência Política, Ciências Sociais Aplicadas, Educação, História, Letras (Literatura) e Linguística, e Sociologia.
O edital tem como objetivo promover e fomentar a realização de pesquisas científicas que resultem em livros, que poderão vir a ser utilizados na educação básica, e que deverão enfocar processos e episódios (revoltas, insurreições, rebeliões populares, lutas armadas, manifestações populares entre outros) que, ao longo da história brasileira do período republicano, tenham sido expressão da conflitividade social e significativos para o entendimento da construção do Estado e da sociedade brasileira, valorização de episódios pouco estudados da história brasileira.
Podem submeter propostas pesquisadores de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa brasileiros, públicos e privados, que possuam programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos recomendados pela Capes.
O projeto deverá ter, obrigatoriamente, caráter multi-institucional e interdisciplinar. Deve ter ainda como objetivo final a publicação de livros e eventuais materiais complementares previstos no projeto. Estão previstas bolsas nas modalidades de iniciação científica; mestrado e pós-doutorado, além de recursos de custeio e capital para despesas com material bibliográfico.
As inscrições estão abertas até o dia 28 de outubro de 2015.
Mais informações no site da Capes:
http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/memorias-brasileiras-conflitos-sociais



