Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

II Prêmio Mercosul de Pesquisa em Políticas Sociais – Estatuto da Cidadania do Mercosul

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciências Sociais, Prémios

Serão três as categorias premiadas: trabalhos de pesquisa de estudantes de graduação, trabalhos de pesquisa de profissionais graduados e teses de pós-graduação. O/a ganhador/a de cada uma das categorias será premiado com 1.000 dólares. Também, estão previstos: o reconhecimento por meio de certificação de mérito dos autores e a publicação específica dos 12 melhores trabalhos de pesquisa e de três teses ou monografias de pós-graduação.

Também contará com apoio de universidades, como Universidade Nacional de Quilmes, Universidade Nacional de Pilar, Universidade Nacional de Assunção/Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Nacional de Missiones, Universidade Nacional de Três de Fevereiro e Universidade Federal de Grande Dourados (em especial, Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos e Faculdade de Direito e Relações Internacionais), além de centros e redes de pesquisa, como o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Sobre os trabalhos

Os trabalhos deverão ter como referência principal o Estatuto da Cidadania do MERCOSUL. O documento contemplará uma série de direitos dos cidadãos do bloco e vem sendo discutido em um grupo de trabalho específico, vinculado à Comissão de Representantes Permanentes do MERCOSUL (CRPM), a partir do Plano de Ação do Estatuto da Cidadania.

Também, poderão ser apresentados estudos que considerem o desenvolvimento da ampliação da cidadania, em suas múltiplas dimensões sociais e econômicas, no âmbito nacional ou regional nos países do MERCOSUL. Para isso, poderão utilizar como referência o Plano Estratégico de Ação Social e a Declaração Sócio-Laboral, dentre outras normas que fazem referência à dimensão social do MERCOSUL.

Serão consideradas pesquisas que incluam estudos de caso ou em perspectiva comparativa, que analisem a expansão da cidadania e as políticas sociais de nossa região. Também são de interesse as experiências comparativas relacionadas com outros processos de integração regional, que podem contribuir com o entendimento e o desenvolvimento do MERCOSUL.

Características dos trabalhos

Para trabalhos de pesquisa, deverão enviar-se documentos de 15 a 25 páginas, com bibliografia incluída. Os trabalhos deverão ser inéditos e originais. O trabalho não poderá fazer referência ao autor da pesquisa (essa informação deverá estar presente somente no formulário de inscrição). O trabalho poderá ser em português ou em espanhol.

Com relação às teses, poderão apresentar-se recortes ou trabalhos completos sobre o tema (até 150 páginas), que já tenham sido aprovados em programas de pós-graduação. Qualquer menção à autoria ou ao programa em que foi produzido deve ser retirada do texto.

O período de inscrições vai até ao dia 12 de maio de 2019.

Confira em anexo o edital completo (em espanhol).

Mais informações: https://www.mercosur.int/pt-br/o-mercosul-lancou-uma-nova-edicao-do-premio-de-pesquisa-em-politicas-sociais-tendo-como-foco-os-cidadaos-e-seus-direitos/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas