Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

IHC acolhe candidaturas ao Concurso Individual de Estímulo ao Emprego Científico

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

História

O Instituto de História Contemporânea (IHC), um centro de investigação de excelência no seu campo, acolhe demonstrações de interesse, enquanto instituição de acolhimento, de candidatos/as à 4ª Edição do Concurso Individual de Estímulo ao Emprego Científico promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O IHC dispõe de instalações na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e na Universidade de Évora. Acolhe aproximações interdisciplinares numa ampla gama de temas relacionados com a conceptualização, contextualização e interpretação da realidade histórica para o período compreendido entre o final do século XVIII e o tempo presente. Acolhe também um Laboratório de Humanidades Digitais, um espaço interdisciplinar onde o conhecimento das Artes e Humanidades converge com metodologias das Ciências Computacionais.

Integrar o IHC significa ser membro de uma instituição com um ambiente multi-cultural, colaborativo e de intervenção social, que reúne mais de 200 investigadores, oriundos de campos que vão da História, à Antropologia, Arqueologia e Sociologia, entre outros. Como unidade de investigação na área da História Contemporânea trabalhando num amplo número de temas, colaboramos regularmente com os órgãos de comunicação social, museus, arquivos, câmaras municipais e escolas.

Os candidatos/as deverão apresentar o seu projecto de investigação tendo em conta a estratégia científica do IHC, nomeadamente a plasmada nas Linhas Temáticas e nos Grupos de Investigação, bem como as condições estipuladas no Programa de Estímulo ao Emprego Científico.

Incentivamos particularmente candidatos/as com histórico de captação de financiamento de investigação externo.

Os candidatos/as deverão enviar os seguintes documentos e informação:

1. Resumo do plano de trabalhos (em inglês; máx. 5000 caracteres);
  2. Categoria de contrato a que se candidata (Júnior / Auxiliar / Principal / Coordenador);
  3. Curriculum vitae detalhado;
  4. Carta de motivação que descreva o trajecto científico dos últimos cinco anos e explique a relevância das realizações (máx. 5000 caracteres);
  5. Cópia de uma publicação relevante.

A candidatura deverá ser remetida a Diana Barbosa, até ao dia 28 de janeiro de 2021, através do email ihc.concursos@fcsh.unl.pt.