Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

FNI lança chamada para financiamento de Teses de Mestrado e Doutoramento

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França, Moçambique

Ambiente, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Doutoramento, Mestrado, Programas, Publicações

Submissão de Propostas de Projectos de Investigação para Teses de Mestrado e Doutoramento para Financiamento

Ciências Sociais e Humanas/ Meio Ambiente

Período de submissão: 15 de abril a 15 de maio de 2019

 

O Fundo Nacional de Investigação (FNI) de Moçambique, em parceria com a Embaixada da França, estabeleceu para o presente ano um programa com vista a financiar projectos de investigação para culminação de estudos para os níveis de mestrado e doutoramento. Através deste financiamento o FNI irá apoiar actividades de investigação de estudantes matriculados em universidades públicas e/ou privadas nacionais, cuja investigação decorra dentro do país.

Assim, o FNI vem por este meio anunciar a aceitação de propostas de investigação para elaboração de trabalhos de pesquisa de Mestrado e Doutoramento na base competitiva.

Para esta chamada serão financiados propostas de investigação nas seguintes áreas:

  • Ciências Sociais e Humanas (Geografia, História, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Economia, Direito, Ciências Políticas);

  • Meio Ambiente (em particular Mudanças Climáticas,Conservação da Biodiversidade, Gestão costeira, desenvolvimento local no âmbito da conservação).

O objectivo deste programa é de reforçar a pesquisa em Moçambique nas áreas acima descritas produzindo massa crítica de investigadores e especialistas moçambicanos.

O orçamento do projecto não deve exceder 110 000 MT (Cento e Dez Mil Meticais) e a implementação das actividades não deverão passar de Julho de 2020.

Os fundos deverão ser utilizados para deslocações dentro do país para execução do trabalhos de campo e/ou aquisição de reagentes laboratoriais, publicações, taxas de acesso a internet e, processamento do texto.

As propostas juntamente com o Curriculum Vitae do Estudante e do Supervisor, devem ser submetidas ONLINE até 15 de Maio de 2019 no sistema online do FNI, FNI-SAMP (Sistema de Administração de Monitoria de Projectos), através do site www.fni.gov.mz, link SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS ONLINE. Para efectuar a submissão online, o proponente deverá cadastar-se no sistema, iniciando pelo envio de pedido de submissão do projecto através do email do proponente ou instituição, para o endereço chamadas@fni.gov.mz. Receberá o acesso para a submissão da proposta e os passos a seguir após validação da solicitação. Em caso de dificuldade na submissão da proposta online, poderá solicitar apoio através dos endereços dsi@fni.gov.mz ou info@fni.gov.mz.

As propostas serão avaliadas por um painel de avaliadores especialistas nas áreas indicadas, com o nível de doutoramento. Estes irão deliberar sobre a aprovação ou não das propostas com base nos seguintes critérios de avaliação: qualidade da proposta (caracterização do problema, revisão da literatura relevante, objectivos, metodologia, adequação temporal para a implementação, custo-beneficio, resultados esperados).

Importante:

  1. O FNI só aceitará a submissão de propostas de trabalhos de pesquisa para teses devidamente autorizadas (assinadas e carimbadas) pelo Director da Faculdade ou do Instituto Superior.

  2. Encoraja-se que 50% dos estudantes financiados sejam do sexo feminino e que pelo menos 40% dos projectos sejam implementados fora da cidade de Maputo.

 

Consulte os Termos de referência em anexo.

Mais informações no site do FNI.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas