Domingo, 28 de Abril de 2024

FLAD Atlantic Security Award 2024

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos, Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Economia, Geografia, Gestão, Prémios, Sociologia

Está em curso o período de candidaturas para a terceira edição do Atlantic Security Award, um programa destinado a apoiar dois investigadores com projetos de excelência no domínio da Segurança e Defesa no Atlântico, sendo cada um contemplado com um financiamento de 15 mil euros. Esta iniciativa resulta da parceria entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), o Centro do Atlântico e o Instituto da Defesa Nacional (IDN).

O atual contexto internacional realça a relevância da promoção de investigação científica de elevada qualidade, crucial para fundamentar políticas eficazes de segurança e defesa no espaço atlântico. Nesse sentido, a FLAD reforça o compromisso com essa missão, destacando a importância estratégica dos Açores como plataforma essencial para a segurança no Atlântico, e reconhecendo o seu potencial ainda por explorar. O Centro do Atlântico e o Instituto da Defesa Nacional surgem, assim, como parceiros naturais nesta iniciativa.

A terceira edição do Atlantic Security Award procura incentivar a investigação de dois investigadores na área da Segurança e Defesa no Atlântico. Os projetos selecionados terão um período de desenvolvimento de oito meses ao longo de 2024, sendo esperado que demonstrem capacidade para contribuir para o avanço do conhecimento em temas relacionados com os desafios atuais neste domínio.

Os temas de referência para esta edição incluem análise comparativa de políticas públicas com impacto na segurança e defesa do Atlântico; o nexo entre ambiente, segurança e desenvolvimento; ameaças transnacionais; desenvolvimento de capacidades; apoio e exercício de soberania; dinâmicas de cooperação e competição em segurança da escala local à escala global; e segurança marítima, gestão dos oceanos e segurança da infraestrutura oceânica. Não obstante, a lista não é exaustiva, sendo aceites projetos sobre temas que não estejam especificamente contemplados.

Mais informações no site da FLAD, aqui.