Domingo, 25 de Agosto de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

Chamada de candidatura para “Escola de verão França Excelência” para estudantes brasileiros

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, França

Bolsas, Doutoramento, Mestrado

A Embaixada da França no Brasil (SCAC-IFB), em colaboração com a agência Campus France, decidiu lançar mais uma chamada para candidaturas para o programa “Escolas de verão França Excelência”. As inscrições vão até dia 10 de abril de 2019.

Afim de permitir uma maior visibilidade de oportunidades de doutorado em cotutela ou codireção na França, bem como facilitar contatos e encontros entre estudantes e possíveis futuros orientadores, a Embaixada apoia a organização de cursos de iniciação à pesquisa na França dirigidos a um público de estudantes brasileiros.

Através do programa “Escolas de verão França Excelência”, mestrandos ou estudantes do primeiro ano do doutorado poderão se beneficiar desse know-how francês para iniciar-se na pesquisa científica ou aprofundar seu conhecimento e suas técnicas nessa área e ao mesmo tempo descobrir a França, o que lhes permitirá preparar da melhor forma possível suas entradas futuras no doutorado em laboratórios franceses.

O objetivo desse programa é favorecer o contato entre estudantes brasileiros e orientadores franceses, atuando assim como um de intermediário entre os meios específicos já existentes, mas onerosos e restritos (contato científico existente, bolsa de mestrado 2), e um contato limitado com uma simples “adequação” de um projeto a um perfil. Através dessas escolas de verão os candidatos poderão identificar um tema de pesquisa e um orientador para preparar seus projetos durante o último ano de mestrado ou o primeiro ano de doutorado.

As informações relativas ao programa de cada curso de verão (carga horária, currículos detalhados, possíveis deslocamentos, assistência moradia…) estão disponíveis no site de Campus France China (http://www.chine.campusfrance.org/fr/preparing-for-a-phd-through-the-france-excellence-summer-schools-program).

As candidaturas que receberem as melhores avaliações dos organizadores destas escolas de verão poderão (dentro de um limite de até 40 estudantes) beneficiar da viagem ida e volta custeada pela embaixada da França (SCAC-IFB).

Mais informações no site da Campus France.

Fonte: comunicamack

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas