Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação - CES

Início: Fim: Países: Portugal

Bolsas, Sociologia

Concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto "Inserção laboral de imigrantes e portugueses de origem estrangeira: uma aproximação às práticas de discriminação no mercado de trabalho (Indistinto)". Candidaturas até 29 de setembro de 2014.
 
O Centro de Estudos Sociais (CES)-Laboratório Associado- da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto “Inserção laboral de imigrantes e portugueses de origem estrangeira: uma aproximação às práticas de discriminação no mercado de trabalho (Indistinto)”, (1A3-0023), financiado pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), com fundos do Programa Anual de 2013 do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT), nas seguintes condições:
 
Descrição do Projeto
Este projeto pretende uma primeira aproximação empírica à existência e extensão de práticas de discriminação no mercado de trabalho português face a grupos sociais específicos como são os imigrantes e os portugueses de origem estrangeira. Tem como objetivo a análise e avaliação do recrutamento de indivíduos portadores de formações académicas e profissionais semelhantes em que a variável dependente será a nacionalidade ou a origem estrangeira. Em simultâneo procura-se conhecer e categorizar fatores determinantes da experiência de integração de trabalhadores/as imigrantes e de portugueses de origem estrangeira nas empresas e organizações, identificando e categorizando os obstáculos (macro, meso e micro) à integração socioprofissional de imigrantes e de portugueses de origem estrangeira, a partir da experiência dos atores organizacionais e individuais e das suas práticas concretas.
 
O projeto procura ainda identificar estratégias, recursos e dinâmicas organizacionais e interinstitucionais que possam constituir boas práticas na integração socioprofissional de imigrantes e de portugueses de origem estrangeira.
 
Área Científica: Sociologia
 
Requisitos de admissão


  • Mestrado em Sociologia na área das Migrações, Trabalho ou Emprego (15%);


  • Experiência de participação em projetos de investigação (15%);


  • Experiência Laboral anterior (20%)


  • Domínio comprovado de metodologias de investigação qualitativas e quantitativas (10%);


  • Bom domínio de ferramentas informáticas (e.g. MS Office; SPSS) (10%);


  • Excelente domínio oral e escrito das línguas inglesa e portuguesa (10%);


  • Espírito colaborativo e de equipa (10%);


  • Iniciativa, autonomia e disponibilidade para efetuar deslocações nacionais (10%).




 
Período para apresentação de candidatura
15 de Setembro de 2014 a 29 de Setembro de 2014
 
CES

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas