Sábado, 06 de Junho de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Concurso CAF de ensaios universitários “Ideias para o futuro”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Galiza, Portugal

O concurso “Ideias para o futuro” tem como objetivo reunir a visão de jovens universitários sobre os desafios para o desenvolvimento enfrentados pela América Latina e o Caribe.

O concurso premiará o melhor ensaio em âmbito nacional para, posteriormente, escolher os três melhores ensaios ao nível ibero-americano. Os ganhadores ao nível ibero-americano apresentarão seus ensaios na Conferência CAF, que será realizada na Cidade do México em novembro de 2020, e poderão receber os seguintes prêmios:

  • Prêmio Guillermo Perry: USD 3.000 (três mil dólares dos Estados Unidos).
  • Segundo colocado: USD 2.000 (dois mil dólares dos Estados Unidos).
  • Terceiro colocado: USD 1.000 (mil dólares dos Estados Unidos).


A temática dos ensaios deve ser centrada nos desafios de desenvolvimento enfrentados pela América Latina e o Caribe. Seguem algumas perguntas que servem de orientação para elaborar os ensaios:

  • Como podemos preparar nossos países para combater e recuperar-se, com maior rapidez, diante de crises sociais, econômicas ou de saúde?
  • Como os países da América Latina e do Caribe podem evitar cair na armadilha da renda média?
  • Como equilibrar a agenda social com a estabilidade econômica?
  • Como estabelecer mecanismos adequados para a expressão do descontentamento social?
  • Quais são as áreas mais urgentes para acelerar o desenvolvimento da América Latina?
  • Como conseguir que as PME latino-americanas sejam mais competitivas e ofereçam emprego de melhor qualidade?

O ensaio deverá ser rigorosamente inédito, inclusive sua publicação na internet e não poderá ter sido premiado em nenhum outro concurso. Se antes da resolução deste concurso, o ensaio apresentado for premiado em outro concurso, o(a) autor(a) deverá comunicá-lo fidedigna e prontamente. Poderá ser redigido em espanhol, português ou inglês.

O concurso está aberto a todos os jovens estudantes de todas as universidades localizadas em qualquer dos 19 países CAF.

A data limite para envio dos ensaios é 4 de setembro de 2020.

Mais informações no edital completo, em anexo, e no website do concurso: http://ideasparaelfuturo.caf.com/pt


A CAF (Corporação Andina de Fomento) é um banco de desenvolvimento estabelecido em 1970 e constituído por 19 países - 17 da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal - e 13 bancos privados da região. A CAF promove um modelo de desenvolvimento sustentável comprometido em melhorar a qualidade de vida de todos os latino-americanos, por meio de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio à estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado da América Latina.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas