Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Financiamento/bolsas/emprego

CNPq lança chamada para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação (ARC)

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciências Humanas e Sociais

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está a aceitar, até 20 de janeiro de 2026, candidaturas para a chamada destinada ao apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação (ARC). A iniciativa pretende reforçar a organização de encontros de grande dimensão no Brasil, favorecendo a circulação de conhecimento e a dinamização das áreas da ciência, tecnologia e inovação.

O financiamento dirige-se a congressos, conferências e outras atividades académicas de destaque no panorama nacional, internacional ou mundial. Os projetos selecionados deverão ser desenvolvidos entre 1 de maio de 2025 e 30 de junho de 2027, no caso de eventos de âmbito nacional, e até 30 de junho de 2028, para iniciativas classificadas como mundiais.

O montante global disponível é de 20 milhões de reais, distribuído por três categorias de apoio:

• Linha 1: dirigida a eventos de carácter mundial, já realizados previamente em diferentes países. O financiamento poderá abranger custos operacionais e despesas de realização no Brasil, até ao limite de 200 mil reais.

• Linha 2: destinada a eventos consolidados no calendário científico, promovidos por sociedades científicas ou tecnológicas com pelo menos cinco anos de atividade regular; ou por instituições académicas e tecnológicas com histórico mínimo de dez anos. Também aqui o apoio pode atingir os 200 mil reais.

• Linha 3: voltada para eventos recentes, com menos de cinco anos de existência, desde que possuam alcance nacional ou internacional. O teto de financiamento é de 150 mil reais.

A chamada acolhe propostas de todas as áreas do conhecimento, desde que articuladas com pelo menos um dos quatro eixos estruturantes definidos na Portaria MCTI n.º 6.998/2023, que orienta a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para 2023-2030.

Não serão consideradas candidaturas referentes a eventos de pequeno ou médio porte, nem iniciativas de âmbito exclusivamente local ou regional.

Mais informações e acesso ao edital: Chamada CNPq n.º 26/2024 – Auxílio à Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação (ARC).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas