CNPq lança Chamada Pública PROSUL Pepe Mujica
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou a Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 02/2026, no âmbito do Programa de Cooperação Latino-Americana e Caribenha em Ciência, Tecnologia e Inovação – PROSUL Pepe Mujica. A iniciativa convida investigadores e instituições a submeterem propostas de redes e projetos colaborativos.
Objetivo do programa
A chamada visa fomentar a cooperação científica, tecnológica e de inovação entre instituições brasileiras e de países da América Latina e do Caribe, reforçando capacidades regionais, promovendo a integração científica e incentivando a produção de conhecimento com impacto.
A designação “PROSUL Pepe Mujica” remete às origens do PROSUL, agora ampliado com novos instrumentos estruturantes de cooperação em CT&I, e presta homenagem ao ex-Presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, reconhecido pelo seu compromisso com a integração regional.
Financiamento e prazos
O programa conta com um investimento de R$ 50 milhões, proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), com execução pelo CNPq.
Prazo de candidaturas: até 30 de abril de 2026.
Áreas estratégicas
Os projetos deverão enquadrar-se em seis áreas prioritárias:
-
Ambiente e sustentabilidade
-
Alimentação e agricultura
-
Energia e mineração
-
Saúde
-
Tecnologia da informação
-
Ciências humanas e sociais
Estas linhas refletem desafios comuns à região, incluindo mudanças climáticas, segurança alimentar, transição energética, tecnologias digitais e redução das desigualdades.
Mais informações e submissões no nite do CNPq, aqui.


