Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

CIDEHUS | Bolsas de Investigação para Doutoramento

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas, Doutoramento, História, História da Ciência

O CIDEHUS – EU Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS.UÉ) abre concurso para atribuição de quatro (4) bolsas de investigação, adiante designadas por Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área de História, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).

As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D CIDEHUS da Universidade de Évora com referência UIDP/0057/2020.

O concurso está aberto entre 26 de outubro e as 23h59 (hora de Lisboa) de 6 de novembro de 2020.

As bolsas de investigação para doutoramento destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor decorrerão no CIDEHUS, a qual será a instituição de acolhimento dos bolseiros, sem prejuízo dos trabalhos poderem ser realizados em colaboração entre mais do que uma instituição.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor dos bolseiros selecionados devem estar enquadradas no plano de atividades e estratégia do CIDEHUS e devem ser desenvolvidas no âmbito dos seguintes Programas de Doutoramento:

  • Programa de Doutoramento em História da Universidade de Évora – 2 bolsas de investigação para estudantes de doutoramento, da Universidade de Évora;
  • Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência – uma bolsa de investigação para estudantes de doutoramento, da Universidade de Évora;
  • Programa Interuniversitário de Doutoramento em História – PIUDH – uma bolsa de investigação para estudantes de doutoramento, da Universidade de Évora.

O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente).

A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses), não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos.

No caso de bolsa mista, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a 24 meses.

Mais informações no portal Eracareers.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas