Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

Chamada para bolsas de Pós-Doutorado do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Bolsas, Ciências Sociais, Direitos Humanos, Pós-Doutoramento

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo divulga processo seletivo para vagas de pós-doutorado no Programa Institucional de Pesquisa “Construindo a Democracia no Dia-a-Dia: Direito Humanos, Violência e Confiança Institucional”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID-FAPESP). As vagas estarão abertas para pesquisadores nacionais e estrangeiros e as bolsas terão duração de, no mínimo, um ano, com possibilidade de renovação e início previsto para maio de 2019. Poderão ser aprovadas até oito propostas, de acordo com as necessidades do Núcleo.

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP)

O NEV-USP foi criado em 1987 no contexto da redemocratização brasileira. Desde sua fundação, o NEV analisa aspectos das relações complexas entre a persistência da violência e das violações de direitos humanos durante a consolidação democrática. Seus tópicos de pesquisa abrangem temas como:  violência estatal, direitos humanos, políticas de segurança pública, justiça criminal, exposição à violência, atitudes diante dos direitos humanos e do Estado de direito e qualidade da democracia no Brasil.

O Programa “Construindo a Democracia no Dia a Dia: Direitos Humanos, Violência e Confiança Institucional”

O Programa se centra na maneira como as leis, as regras e os procedimentos são implementados no decorrer do tempo e como isso se relaciona com a legitimidade de instituições-chave para a democracia. A proposta é analisar como essa legitimidade é construída no cotidiano, por meio dos contatos entre cidadãos e autoridades, e suas implicações para os direitos humanos e violência. O programa CEPID também envolve projetos de educação, de transferência de conhecimento e de difusão.

As propostas de pesquisa devem estar diretamente relacionadas ao programa CEPID, especialmente em diálogo com a literatura empregada. Acesse o sumário executivo do programa e os relatórios dos cinco primeiros anos de pesquisa no seguinte link: http://nevusp.org/relatorios-de-atividades/

Será aceita apenas uma proposta de trabalho por candidato que deve indicar um tema de pesquisa dentre os eixos listados abaixo. O detalhamento do conteúdo de cada um dos temas encontra-se anexo a este edital.

Eixo  1: Legitimidade, violência, punição e democracia

1.1.      Legitimidade na perspectiva dos cidadãos;

1.2       Relações de autoridade nas organizações policiais e no judiciário;

1.3       Socialização legal de adolescentes;

1.4       Cidades, crime organizado e prisões.

Eixo 2: Estudos metodológicos direcionados a pesquisas sobre legitimidade, juventude, violência e cidades

2.1.      Estudos longitudinais;

2.2.      Pesquisa a partir de Big Data;

2.3.      Opinião pública, discursos e representações sociais.

Eixo  3:  Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE)

 

Requisitos para os candidatos

  1. Título de doutor ou equivalente (PhD), obtido nos últimos sete anos, com experiência em metodologias quantitativas ou qualitativas, dependendo das especificidades de cada área;
  2. Nível avançado em inglês;
  3. Publicações acadêmicas nos últimos cinco anos, sobretudo em periódicos com avaliação por pares;
  4. Dedicar-se integralmente à pesquisa (exceto sob condições determinadas na resolução FAPESP PR N. 13/2009, 15 de julho de 2009);
  5. Disponibilidade para trabalhar presencialmente na sede do NEV-USP em São Paulo;
  6. Não receber outra bolsa de outra entidade, salário ou remuneração derivado do exercício de atividades de qualquer natureza (exceto condições estabelecidas pela resolução FAPESP PR N. 13/2009, 15 de julho de 2009).

Contato e prazo de envio

Para efetuar a inscrição os candidatos devem enviar a documentação por email (nevselecao@gmail.com) com o assunto “NEV-PD 2019” entre 29 de janeiro a 18 de março de 2019.

Mais informações no site do NEV-USP.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas