Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

CES-UC|ALICE: Concurso aberto para Bolsa de Pós-Doutoramento

Início: Fim: Países: Portugal

Pós-Doutoramento, Bolsas, Ciências Humanas e Sociais

O Centro de Estudos Sociais (CES) – Laboratório Associado – da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Pós-Doutoramento, no âmbito do projeto ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, financiado pelo European Research Council (269807), sob a coordenação de Boaventura de Sousa Santos. O período de candidaturas vai até 18 de fevereiro de 2015.
 
Pretende-se que os/as candidatos/as tenham experiência na análise crítica dos processos sociais, históricos e políticos no contexto das relações entre o Norte e o Sul globais. Espera-se que os/as candidatos/as tenham amplo conhecimento das áreas temáticas do projeto ALICE, em particular nos temas de acesso à justiça, pluralismo jurídico e justiças comunitárias indígena, mobilização do direito, teoria do Estado e teoria constitucional, e se encontrem integrados em redes de investigação que lidam com estas temáticas, e que conheçam as propostas teóricas desenvolvidas por Boaventura de Sousa Santos, nomeadamente as epistemologias do Sul, as ecologias de saberes e a tradução intercultural.
 
Requisitos e critérios preferenciais de admissão, com a respetiva ponderação:
 
1. Doutoramento em Antropologia ou noutra área das Ciências Sociais ou Humanidades (25%);
2. Experiência de investigação, comprovada por publicações científicas e participação em projetos de investigação nas áreas temáticas do projeto, preferencialmente nas áreas da Antropologia Jurídica e Política (25%);
3. Conhecimento aprofundado das propostas teóricas relacionadas com as epistemologias do Sul, pluralismo jurídico, o direito indígena e os processos constituintes da América Latina, com relevo para o México (20%);
4. Interesse em desenvolver pós-doutoramento no âmbito da área temática do projeto “Democratizar a Democracia” (20%)”;
5. Excelente domínio da língua espanhola e bons conhecimentos de língua portuguesa (10%)
 
A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em 23 de fevereiro de 2015. O contrato de bolsa poderá ser renovado, por iguais períodos, até ao final do projeto, de acordo com o bom desempenho das atividades desenvolvidas.
 
Para informação adicional consulte o Edital ALICE 2015.
 
 
Lucy Nieto: Cosmovitral-Toluca, México; CC BY-NC 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas