Domingo, 09 de Agosto de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

CES seleciona bolseiro/a para projeto “Mulheres e Homens em tempo de pandemia"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Antropologia, Bolsas, Bolsas de estágio, Bolsas de investigação, Ciências Sociais, Economia, Psicologia, Sociologia

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal) seleciona um/a Bolseiro/a de Investigação (estudante de doutoramento ou mestre a frequentar curso não conferente de grau académico) para integrar a equipa do projeto “Mulheres e Homens em tempo de pandemia. Trabalho, rendimento, condições de vida” (projeto nº 120), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia ao abrigo do Regulamento de Apoios Especiais (Aviso n.º 11367/2010) através de fundos nacionais, e sob a coordenação da Doutora Lina Coelho. Os interessados têm até 31 de julho para apresentar a candidatura. A bolsa tem duração prevista de 10 meses.

“Mulheres e Homens em tempo de pandemia. Trabalho, rendimento, condições de vida.”

O projeto tem como objetivos: identificar, analisar e caraterizar os impactos da crise pandémica na posição de mulheres e homens no mercado de trabalho (emprego, desemprego, precarização), e suas implicações no rendimento, condições de trabalho e de vida. Os impactos das crises económicas tendem a ser mais severos para as mulheres do que para os homens. Esta crise tem caraterísticas que potenciam esse efeito, ao afetar especialmente setores de atividade que envolvem contacto próximo entre pessoas, precisamente aqueles em que se concentra fortemente o emprego feminino (saúde, ação social, educação, trabalho doméstico,retalho, comércio, turismo, restauração, estética e bem-estar). Acresce que, em situação de retração do rendimento familiar ou dos serviços de apoio, são sobretudo elas que suportam a sobrecarga adicional de trabalho doméstico e familiar e consequente redução de disponibilidade para dedicação à carreira. O projeto adota uma metodologia mista, incluindo informação de fontes secundárias e primárias, quantitativas (bases de dados oficiais, inquérito próprio) e qualitativas (entrevistas).

Critérios de admissão obrigatórios:
Mestres e Estudantes de doutoramento (Candidatos/as com diploma emitido por uma instituição estrangeira devem apresentar os comprovativos do reconhecimento do grau académico  em  Portugal, nos termos do Decreto-Lei nº. 66/2018,  caso seja  o/a candidato/a  selecionado/a.  Em  caso  de  seleção,  devem os/as  candidatos/as  apresentar  os  graus reconhecidos nos termos do Decreto-Lei nº 66/2018, de 16 de agosto no prazo máximo de 30 dias contados a partir da data da comunicação dos resultados finais, sob pena de não se contratualizar a bolsa).

Requisitos preferenciais de admissão:

  • 1. Diploma de Mestrado em Economia, Sociologia, Psicologia ou outras Ciências Sociais relevantes para o projeto (10%);
  • 2.Domínio das metodologias quantitativas e qualitativas de investigação previstas no projeto; (30%)
  • 3.Experiência de utilização de software de análise quantitativa (SPSS, Stata ou outro aplicável); (35%)
  • 4.Iniciativa, autonomia e disponibilidade para efetuar deslocações em território nacional; (15%)
  • 5.Experiência de investigação em projetos de temática afim. (10%)

O CES oferece um ambiente intelectual estimulante na área das ciências sociais e humanidades. O Projeto supracitado será desenvolvido no Núcleo de Ciência, Economia e Sociedade (NECES), que reúne Investigadores/as interessados/as no estudo da ciência, da economia e nos processos da sua construção nas sociedades contemporâneas. Aposta numa colaboração estreita entre a investigação e a formação pós-graduada, através de Programas de Doutoramento e de cursos de formação avançada, proporcionando um espaço de discussão, cooperação e colaborações criativas entre investigadores/as e estudantes que desenvolvem investigação avançada sobre as relações entre Ciência, Economia e Sociedade.

Mais informações em anexo e no edital publicado pelo CES [PDF].

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas