Ces - Coimbra abre concurso para uma bolsa de doutoramento no projeto CROME
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Antropologia, Bolsas, Bolsas de investigação, Ciências Humanas e Sociais, História
O Centro de Estudos Sociais (CES)-Laboratório Associado-da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Doutoramento, no âmbito do projeto CROME – Crossed Memories, Politics of Silence: The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times (n.º 715593), financiado pelo European Research Council e coordenado por Miguel Cardina. As candidaturas podem ser apresentadas até 9 de novembro.
O projeto CROME propõe-se fazer uma história da memória das guerras coloniais e de libertação combatidas entre o Estado português e os movimentos independentistas africanos. O projeto está dividido em dois grandes eixos. O primeiro observa historicamente o papel dos diferentes Estados nos processos de construção de representações sobre o passado. O segundo examina as dinâmicas entre memórias sociais e memórias individuais. Com um enfoque simultaneamente diacrónico e comparativo, CROME analisará o modo como as guerras, os passados coloniais e os legados anticoloniais têm sido recordados e silenciados em Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Área Científica:
Humanidades e/ou Ciências Sociais
Descrição geral e temática do perfil dos/as candidatos/as:
O/A candidato/a deve ser mestre com interesse em iniciar um doutoramento ou um/a estudante de doutoramento em fase inicial. As propinas ficarão a cargo do projeto e o/a selecionado/a fará a sua dissertação sob orientação do investigador responsável do projeto CROME. O trabalho a desenvolver inclui tarefas de levantamento e análise de fontes para o estudo dos casos português e são-tomense.
Requisitos e critérios preferenciais de admissão, com a respetiva ponderação:
- Mestrado em Humanidades ou em Ciências Sociais (30%);
- Interesse no desenvolvimento de metodologias qualitativas, como entrevistas e análise de fontes visuais ou escritas, e experiência de análise de documentação de arquivo (20%);
- Publicações ou tese relevantes para o tema do projeto (20%);
- Disponibilidade para deslocações frequentes e estadias prolongadas nos países africanos nos quais decorrerá o projeto (10%).
- Domínio oral e escrito da língua portuguesa e da língua inglesa (10%);
- Autonomia, espírito crítico e interesse em integrar equipas multidisciplinares (10%).
Mais informações no edital completo em anexo e na página do Ces.



