Ces-Coimbra abre concurso para bolsas de investigação para doutores
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe
Bolsas de investigação, Ciências Humanas e Sociais, História
O Centro de Estudos Sociais (CES)-Laboratório Associado-da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para a atribuição de três bolsas de investigação para doutorados, no âmbito do projeto CROME – Crossed Memories, Politics of Silence: The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times (n.º 715593), financiado pelo European Research Council e coordenado por Miguel Cardina. As candidaturas podem ser apresentadas até 9 de novembro.
As vagas disponíveis distribuem-se por três contextos de estudo Angola, Moçambique e Cabo Verde/Guiné-Bissau. Os/As candidatos/as devem ser investigadores/as doutorados/as nas áreas de humanidades ou ciências sociais em fase inicial de carreira. Devem ter trabalho ou interesse académico em um destes três contextos em estudo e conhecimento prévio da temática do projeto.
O projeto CROME propõe-se fazer uma história da memória das guerras coloniais e de libertação combatidas entre o Estado português e os movimentos independentistas africanos. O projeto está dividido em dois grandes eixos. O primeiro observa historicamente o papel dos diferentes Estados nos processos de construção de representações sobre o passado. O segundo examina as dinâmicas entre memórias sociais e memórias individuais. Com um enfoque simultaneamente diacrónico e comparativo, CROME analisará o modo como as guerras, os passados coloniais e os legados anticoloniais têm sido recordados e silenciados em Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Requisitos
- Doutoramento em Humanidades ou em Ciências Sociais (20%);
- Formação e experiência comprovada na utilização e domínio de metodologias qualitativas, como entrevistas e análise de fontes visuais ou escritas, e experiência de análise de documentação de arquivo (20%);
- Publicações relevantes para o tema do projeto (30%);
- Disponibilidade para deslocações frequentes e estadias prolongadas nos países africanos nos quais decorrerá o projeto (10%).
- Domínio oral e escrito da língua portuguesa e da língua inglesa (10%);
- Autonomia, espírito crítico e interesse em integrar equipas multidisciplinares (10%).
Os/as investigadores/as deverão estar disponíveis para permanecer pelo menos 3 meses, em cada ano, durante três anos consecutivos, em um dos terrenos de investigação: Angola, Moçambique ou Guiné-Bissau/Cabo Verde. Espera-se que contribuam para a implementação das tarefas científicas do projeto e que apoiem as atividades associadas aos seus objetivos gerais. Os/as investigadores/as serão solicitados a recolher, organizar e analisar dados qualitativos (entrevistas, fontes de arquivo, documentos), levar a cabo trabalho de campo, analisar criticamente a literatura disponível sobre os temas do projeto, garantir a gestão de informação e comunicação e elaborar relatórios e outras publicações, entre outras tarefas que contribuam para a boa gestão e execução do projeto.
Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais, em Coimbra, e noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a supervisão do Investigador Responsável.
Mais informações no edital completo em anexo e na página do CES.



