Domingo, 28 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, edição Moçambique

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Moçambique

Estudos Africanos, Estudos Afro-Americanos, Estudos Afro-Brasileiros, Mobilidade, Programas

As inscrições para o edital "Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul", edição Moçambique, foram prorrogadas até 19 de janeiro. O intercâmbio ocorrerá na Universidade Pedagógica de Maputo e é uma iniciativa conjunta do Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O programa visa combater o racismo e promover a igualdade racial no Brasil, através de intercâmbios de curta duração no exterior, especialmente em países africanos, latino-americanos e caribenhos, por meio da formação e qualificação de estudantes e professores da educação básica.

O edital disponibiliza 50 vagas para estudantes de licenciatura autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas, oferecendo bolsas para intercâmbio de curta duração em Maputo, Moçambique.

Para concorrer às bolsas, os estudantes brasileiros devem ser autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas, e estar regularmente matriculados a partir do 5º semestre em cursos de licenciatura de Instituições de Ensino Superior - IES públicas.

A edição Moçambique conta com um investimento de um milhão e novecentos mil reais. O intercâmbio terá a duração de 15 dias, proporcionando auxílio deslocamento, diárias, auxílio seguro saúde, auxílio para emissão de passaporte e auxílio para solicitação de visto de entrada em Moçambique. O valor total disponível para as despesas da viagem é de 24.700,00 (vinte e quatro mil e setecentos reais) por beneficiado no Brasil.

As inscrições podem ser feitas pelo portal da Capes.

Fonte: CAPES

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas