Quarta-feira, 01 de Maio de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, edição Cabo-Verde e Colômbia

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Cabo Verde, Colômbia

Mobilidade, Programas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga a abertura do período de envio de propostas para o Edital do Programa Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul - Edição Cabo-Verde e Edição Colômbia, desenvolvido em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), com sede na cidade de Praia, República de Cabo Verde e a Secretaría de Educación Distrital, com sede na cidade de Bogotá, República da Colômbia.

O edital selecionará até 100 vagas distribuídas nas duas edições:

Edição Cabo Verde: até 50 vagas destinadas a discentes que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas que estejam regularmente matriculadas a partir do 5º (quinto) semestre dos cursos de licenciatura de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Objeto: realização de estudo de curta duração na Uni-CV em Praia para o desenvolvimento de ações como: evento científico; visitas guiadas em escolas, em locais históricos e em museus e rodas de conversas com movimentos sociais cabo-verdianos.

Edição Colômbia: até 50 vagas para docentes da educação básica de instituição educacional pública de ensino brasileira que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas. Objeto: Participação em ações a serem desenvolvidas em Bogotá: ações formativas com a Secretaría de Educación Distrital de Bogotá; visitas guiadas em escolas, em locais históricos e em museus e rodas de conversa com movimentos sociais afro-colombianos.

Cronograma

Data-limite para solicitação do proponente para cadastramento de instituição brasileira de origem ou estrangeira de origem, caso esta não esteja cadastrada no Sistema de Inscrições da CAPES: Até o dia 23 de abril de 2024.

Inscrição das propostas, incluindo preenchimento do formulário de inscrição de projetos on-line e envio da documentação obrigatória: Até às 17h do dia 30 de abril de 2024 (horário oficial de Brasília).

Edital

Mais informações no site da CAPES, aqui.