Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de mérito do Governo da RAEM para estudos pós-graduados 2020/2021

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Malaca

Bolsas, Pós-Graduação, TIC, Tradução, Turismo

Aceitam-se a partir de 1 de Junho as candidaturas às bolsas de mérito para estudos pós-graduados do ano lectivo de 2020/2021

Vão iniciar-se, entre 1 e 15 de Junho, as candidaturas às bolsas de mérito para estudos pós-graduados, do ano lectivo de 2020/2021. Assim, os residentes permanentes da Região Administrativa Especial de Macau, que frequentem ou que tenham sido admitidos nos cursos de pós-graduação das instituições do ensino superior, em regime de tempo integral ou parcial, e que tenham estado inscritos como estudantes em Macau, por, pelo menos três anos lectivos consecutivos, no ensino secundário e/ou ensino superior, podem candidatar-se a estas bolsas.

Para reduzir o impacto da pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus no prosseguimento de estudos dos estudantes do ensino superior de Macau, bem como apoiar os estudantes a prosseguirem os estudos nos cursos do ensino superior do nível mais alto, o Fundo do Ensino Superior aumenta o montante das bolsas de mérito para estudos pós-graduados do ano lectivo de 2020/2021 e acrescenta especialmente 20 vagas, a fim de incentivar os estudantes do ensino superior recém-licenciados de Macau a frequentarem os cursos do grau de mestre nas instituições do ensino superior de Macau. No ano lectivo de 2020/2021, o número de bolsas de mérito para estudos pós-graduados a conceder é de 157, incluindo duas “bolsas de mérito para cursos integrados de licenciatura e mestrado”; 125 “bolsas de mérito para cursos de mestrado”; cinco “bolsas de mérito para cursos integrados de mestrado e doutoramento”; e 25 “bolsas de mérito para cursos de doutoramento”. Os montantes do cada ano lectivo dos vários níveis, para cada bolseiro, são, respectivamente, como se seguem: 54.000, 61.000, 74.000 e 84.000 patacas.

Para responder às necessidades do desenvolvimento social, as áreas científicas relevantes deste ano lectivo são “Tradução de Chinês/Português e Língua Portuguesa”, “Finanças e Seguros”, “Turismo, Indústria do Turismo e Exposições”, “Medicina Tradicional Chinesa” e “Tecnologias da Informação”.

Mais Bolsas de mérito atribuídas pela Comissão de Desenvolvimento de Talentos e pelo Instituto de Acção Social

A Comissão de Desenvolvimento de Talentos além de continuar a atribuir, no ano lectivo de 2020/2021, três vagas para os estudantes inscritos ou admitidos a frequentar o primeiro ano dos cursos de mestrado na Universidade de Coimbra, em Portugal, bem como oito vagas de bolsas de mérito (seis são cursos de mestrado e duas são cursos de doutoramento) para os estudantes que frequentam cursos de pós-graduação nas instituições de ensino superior afiliadas do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, acrescentando ainda oito vagas de bolsas de mérito, que se destinam a frequentar cursos de mestrado nas instituições portuguesas membros do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. Além disso, o Instituto de Acção Social continua a atribuir, no ano lectivo de 2020/2021, uma vaga para estudantes que frequentam cursos de mestrado em “Serviço Social”, “Segurança Social” ou “Acção Social”.

Entrega da candidatura através da plataforma on-line

Este ano, a entrega da candidatura é alterada, de forma unificada, para ser efectuada através da forma on-line. Os interessados em candidatar-se às respectivas bolsas, podem entregar as informações para a candidatura, através da página electrónica da “Plataforma de Serviços para Bolsas de Mérito, Bolsas de Estudo, Bolsas-empréstimo e Apoios Financeiros atribuídos pelos Serviços Públicos da Região Administrativa Especial de Macau” (https://www.bolsas.gov.mo), entre 1 e 15 de Junho.

Para mais detalhes, pode aceder à página electrónica (http://www.dses.gov.mo/bolsas) das Bolsas de Mérito para Estudos Pós-Graduados. Se necessário, para esclarecimento de quaisquer dúvidas, pode, ainda, contactar com a DSES, pelos telefones (853) 83969343 ou (853) 83969393, ou, através do e-mail: bolsas@dses.gov.mo.

Fonte: news.gov.mo

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas