Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Investigação para Doutoramento no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Doutoramento, Sociologia

A Universidade do Porto (UP) abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área de Sociologia, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).

As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), Unidade de I&D n.o 727.

As bolsas de investigação para doutoramento destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor decorrerão no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), a qual será a instituição de acolhimento dos bolseiros, sem prejuízo dos trabalhos poderem ser realizados em colaboração entre mais do que uma instituição.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor dos bolseiros selecionados devem estar enquadradas no plano de atividades e estratégia do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), e devem ser desenvolvidas no âmbito do Programa Doutoral em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O plano de trabalhos irá decorrer integralmente no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP).

As Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a candidatos inscritos ou a candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem no Programa Doutoral em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor na Universidade do Porto.

Para concorrer a Bolsa de Investigação para Doutoramento é necessário:

  • Ser licenciado (correspondendo ao mínimo de 240 ECTS) ou mestre em Sociologia;
  • Residir em Portugal de forma permanente e habitual;
  • Não ter beneficiado de uma bolsa de doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração.

A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses), não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos.

O concurso está aberto entre 18 de maio de 2020 e as 23h 59 (hora de Lisboa) de 29 de maio de 2020.

Consulte o Edital em anexo para mais informações.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas