Domingo, 25 de Outubro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Investigação para Doutoramento no Instituto de História Contemporânea — IHC

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Antropologia, Bolsas de investigação, Cultura, Doutoramento, História, Língua

Prazo de candidatura: 27 de Julho 2020, às 17h
Local de trabalho: Instituto de História Contemporânea — Pólo da NOVA FCSH
Instituição de acolhimento: Instituto de História Contemporânea
Instituição que confere o grau: NOVA FCSH
Área Científica: História Contemporânea
Programas Doutorais: História / Estudos sobre a Globalização / Antropologia / Línguas e Culturas Modernas
Valor da Bolsa: 1 064€ (Portugal) / 1 865€ (estrangeiro) [Tabela FCT]
Email para esclarecimentos: ihcconcursos@fcsh.unl.pt

O Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa abre concurso para atribuição de sete bolsas de investigação, adiante designadas por Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área de História Contemporânea, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e o Instituto de História Contemporânea (UI 4209).

• O concurso está aberto entre 28 de Junho de 2020 e as 17h (hora de Lisboa) de 27 de Julho de 2020. Para concorrer a Bolsa de Investigação para Doutoramento é necessário ser licenciado/a ou mestre nas áreas da História ou em áreas afins no âmbito das Ciências Sociais e das Humanidades.
  • O plano de trabalhos decorrerá parcialmente numa instituição nacional (o Instituto de História Contemporânea) e parcialmente numa instituição estrangeira (a identificar pelo candidato em sede de candidatura). O plano de trabalhos beneficiará de bolsa mista, sendo que o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não poderá ser inferior a 6 meses e não poderá ser superior a 24 meses. A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses)
  • As actividades de investigação devem ser desenvolvidas no âmbito de um dos seguintes Programas de Doutoramento: Programa de Doutoramento em História, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Programa de Doutoramento em Estudos sobre a Globalização, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Programa de Doutoramento em Antropologia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Programa de Doutoramento em Línguas e Culturas Modernas, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  • As propostas de investigação apresentadas pelos candidatos/as podem incidir sobre qualquer temática ou problemática no domínio da História, mas poderão também articular o domínio da História com o de outras áreas científicas. As propostas de investigação terão que se situar no domínio específico da História Contemporânea, para estes efeitos entendendo-se o período contemporâneo como aquele que medeia entre o presente e os finais do século XVIII, mas podem também combinar o estudo do período contemporâneo com o de períodos anteriores.
  • À semelhança do actual projeto estratégico que o IHC submeteu à avaliação da FCT, e ao abrigo do qual serão concedidas as presentes bolsas, as propostas de investigação deverão privilegiar aproximações historiográficas transnacionais e ou comparativas.
  • As propostas não têm que se cingir ao estudo da realidade histórica portuguesa ou ao estudo da realidade histórica de países de língua oficial portuguesa. As candidaturas poderão ser redigidas em português ou em inglês. O candidato/a não tem que ter competências no domínio da língua portuguesa, mas deverá adquirir as mesmas durante o período da bolsa.
  • O bolseiro/a terá um orientador/a principal, que terá que ser investigador/a integrado/a do IHC, e que será identificado pelo próprio bolseiro/a em sede de candidatura. Caso o candidato/a entenda necessário, o IHC disponibiliza-se para ajudar o mesmo na selecção do orientador/a.
  • Estas informações não dispensam a leitura do respectivo edital.
  • Para mais esclarecimentos, contactar: ihcconcursos@fcsh.unl.pt

Mais informações no Edital em anexo [PDF].

Fonte: IHC