Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área de Estudos Comparatistas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Doutoramento, Estudos Comparatistas

O Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) abre concurso para atribuição de duas bolsas de investigação, adiante designadas por Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área de Estudos Comparatistas, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).

As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D Centro de Estudos Comparatistas, UIDP/00509/2020.

O concurso está aberto entre 16 de abril de 2020 e 16 de junho de 2020.

As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura previstos no presente Aviso de Abertura de Concurso devem ser submetidos, obrigatoriamente, por correio eletrónico para o endereço do Programa em Estudos Comparatistas da FLUL: pec@letras.ulisboa.pt.

Cada candidato poderá submeter apenas uma candidatura, sob pena de cancelamento de todas as candidaturas submetidas.

A prestação de falsas declarações ou a realização de atos de plágio por parte dos candidatos é motivo para cancelamento da candidatura sem prejuízo da adoção de outras medidas de natureza sancionatória.

As bolsas de investigação para doutoramento destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor decorrerão no Centro de Estudos Comparatistas da FLUL, o qual será a instituição de acolhimento dos bolseiros, sem prejuízo dos trabalhos poderem ser realizados em colaboração entre mais do que uma instituição.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor dos bolseiros selecionados devem estar enquadradas no plano de atividades e estratégia do Centro de Estudos Comparatistas, e devem ser desenvolvidas no âmbito do seguinte Programa de Doutoramento:

  • Programa de Doutoramento em Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O plano de trabalhos deverá decorrer integralmente nesta instituição nacional (bolsa no país), sem prejuízo de poder contemplar alguma curta mobilidade internacional (até um semestre) para pesquisa considerada relevante.

A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses), não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos.

Mais informações no site da Eracareers (ref.: Bolsas de Doutoramento - CEComp/FLUL - UIDP/00509/2020).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas