Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área de Estudos Clássicos | CEC-UL

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Doutoramento, Estudos Clássicos

O Centro de Estudos Clássicos (CEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) abre concurso para atribuição de 2 (duas) bolsas de investigação, adiante designadas por Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área de Estudos Clássicos, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).

As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D Centro de Estudos Clássicos (UIDP/00019/2020).

O concurso está aberto entre 26 de outubro de 2020 e 22 de novembro de 2020.


As bolsas de investigação para doutoramento destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas. As atividades decorrerão no Centro de Estudos Clássicos da FLUL, que será a instituição de acolhimento dos bolseiros.

A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses), não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a candidatos inscritos ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem no Programa de Doutoramento e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor no Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Nota: no caso de candidatos ainda não inscritos, a submissão de uma candidatura a uma Bolsa de Investigação para Doutoramento não isenta o candidato de submeter uma candidatura ao Programa de Doutoramento em Estudos Clássicos da FLUL (e vice-versa); mais especificamente, os candidatos não inscritos que desejem candidatar-se às Bolsas de Investigação para Doutoramento devem submeter uma candidatura ao Programa de Doutoramento em Estudos Clássicos da FLUL até 31 de outubro de 2020.

Para concorrer a Bolsa de Investigação para Doutoramento é necessário:

  • Ser licenciado ou mestre na área de Estudos Clássicos, ou em áreas consideradas afins e/ou adequadas à investigação conducente à obtenção do grau académico de Doutor em Estudos Clássicos;
  • Residir em Portugal de forma permanente e habitual, caso o plano de trabalhos associado à bolsa decorra, parcialmente, em instituições estrangeiras (bolsas mistas), requisito aplicável tanto a cidadãos nacionais como a cidadãos estrangeiros;
  • Não ter beneficiado de uma bolsa de doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração.

Os recipientes das Bolsas de Investigação para Doutoramento anunciadas neste aviso terão de integrar obrigatoriamente uma das seguintes Equipas de Investigação com Grande Potencial (EIGP), do Centro de Estudos Clássicos:

  1. Textos clássicos e transmissão (temas atuais: Mitografia grega e poesia flávia);
  2. Epigraphica: textos, línguas e culturas ibéricos;
  3. Medievalia: Historiografia, hagiografia e documentação da Antiguidade Tardia e Medieval;
  4. Humanistica: Humanismo e Literatura em Portugal;
  5. Mulheres escritoras portuguesas e os Clássicos;
  6. Que palco para os clássicos? Clássicos, tradução e atuação em Portugal no século 20.

Consulte o Edital completo, em anexo, para mais informações.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas