Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Estudo Príncipe Bernhard 2015

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Galiza, Portugal, Espanha, Holanda

Ciências Humanas e Sociais, Bolsas de investigação

Estão abertas, até o dia 14 de setembro, as candidaturas às bolsas de estudo Príncipe Bernhard 2015, um programa apoiado financeiramente pela Universidade de Utreque.
 
As bolsas Príncipe Bernhard foram estabelecidas em 1991 pela Fundação "O Instituto Espanhol, Português e Latino-Americano", por ocasião do 80º aniversário da Alteza Real o Príncipe Bernhard dos Países Baixos.
 
A partir de 2012 o Centro de Estudos e Documentação Latino-Americanos (CEDLA) está encarregado da administração do programa. A decisão sobre as bolsas de estudo e a seleção das candidaturas será feita por um Conselho Científico Interuniversitário, composto pelos seguintes:
 
Michiel Baud (CEDLA / Universidade de Amesterdão), Presidente
Patricio Silva (Universidade de Leiden)
Gery Nijenhuis (Universidade de Utreque)
Kees Koonings (Universidade de Amesterdão, Universidade de Utreque)
Christien Klaufus (CEDLA / Universidade de Amesterdão)
 
A cada ano duas bolsas de 5.000 euros são concedidas a jovens investigadores dos Países Baixos, Espanha, Portugal ou da América Latina.
 
As bolsas são destinadas a apoiar as investigações inovadoras realizadas nos domínios das relações económicas, políticas e culturais entre os Países Baixos/Europa e a América Latina. Pelo menos uma das bolsas será concedida a uma proposta de pesquisa no campo da sustentabilidade.
 
O projeto de pesquisa sobre sustentabilidade deverá estar relacionada com os aspetos sociais, jurídicos, económicos ou ambientais dos seguintes tópicos:
 
• Mudança climática;
• Mecanismos biológicos e alterações;
• Energia para o desenvolvimento sustentável;
• Dinâmica de uso da terra e ordenamento do território;
• Os serviços dos ecossistemas e conservação da biodiversidade.
 
Requisitos de candidatura
 
• Os candidatos e candidatas devem apresentar uma proposta de pesquisa para um projeto de pesquisa de três meses, que signifique uma contribuição valiosa para as relações económicas, políticas ou culturais internacionais entre os Países Baixos/Europa e a América Latina;
• Será dada preferência às propostas de investigação que incluam a colaboração de pesquisadores do CEDLA;
• Os candidatos e candidatas devem dominar tanto o português ou o espanhol, uma vez que terão de apresentar a sua proposta de pesquisa em um destes idiomas durante a cerimónia para a atribuição das bolsas de estudo.
 
Apresentação de candidaturas
 
O envio de propostas de pesquisa deve ser feito até o dia 14 de setembro de 2015 para a secretaria do CEDLA (secretariat@cedla.nl). A candidatura às bolsas deve incluir:
 
• Uma proposta de pesquisa em inglês. Além de um esboço do projeto, a própria proposta de pesquisa (máx. 4.000 palavras) deve incluir uma descrição clara do método pretendido, uma pequena bibliografia, uma estimativa dos custos e os resultados esperados;
• Carta de recomendação de um/a professor/a ou pesquisador/a sénior;
• CV.
 
Para mais informações, contacte Carmen Gimenez Solar no endereço secretariat@cedla.nl ou pelo telefone +31 20 525 3498.
 
Confira o anúncio completo na página do CEDLA: http://www.cedla.uva.nl/20_research/prince_bernhard.html

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas