Sexta-feira, 05 de Junho de 2020

Bolsas de Estudo para os Programas de Investigação e Pessoa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas, Doutoramento, Investigação, Mestrado

Candidaturas ao Programa de Bolsas de Estudo para os Programas de Investigação e Pessoa

No âmbito do Programa de Bolsas de Estudos para os Programas de Investigação e Pessoa no âmbito da Língua e Cultura Portuguesas, o Camões, I.P., informa que se encontram abertas as candidaturas para a atribuição de 10 bolsas de estudo no âmbito do programa de bolsas de estudo da língua e cultura portuguesas, distribuídas da seguinte forma:

• Programa de Investigação – 9 bolsas (especialização, mestrado ou doutoramento);
  • Programa Pessoa – 1 bolsa.

Os programas de bolsas de estudo destinam-se a apoiar e a promover: (i) o estudo e a investigação na área da língua e da cultura portuguesas; (ii) a formação científica ou profissional na área de português língua não materna; (iii) a formação e ou o aperfeiçoamento na área de tradução e interpretação de conferências.

As bolsas do Programa Pessoa destinam-se a responsáveis de Cátedras de Estudos Portugueses e de Departamentos de Português de universidades ou institutos de investigação estrangeiros, para a execução de projetos de formação e de investigação na área da língua e da cultura portuguesas. A duração da bolsa do Programa Pessoa varia entre um e seis meses.

As bolsas do Programa de Investigação destinam-se a professores e investigadores estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e pretendam realizar, em Portugal, estudos de especialização na área da língua e da cultura portuguesas, nomeadamente mestrados e doutoramentos em universidades portuguesas. A duração da bolsa varia entre um mês e um ano para cursos de especialização, dois anos no caso de mestrados, e três anos no caso de doutoramentos.

O período de candidaturas está disponível entre os dias 8 a 30 de abril de 2020 (até às 17h, hora de Lisboa).

As candidaturas, bem como o formulário e os documentos de suporte à candidatura previstos no Regulamento de Bolsas do Camões, I.P., devem ser submetidas eletronicamente através da plataforma Portal de Serviços do Camões, I.P., disponível em: https://portalservicos.instituto-camoes.pt/.

Mais informações: https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/bolsas-estudo/bolsas-camoes/bolsas-lingua-cultura/candidaturas-lingua