Bolsas de Doutoramento - 2019 FCT | Prazo de candidaturas prorrogado
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Bolsas de Formação Avançada da Fundação para a Ciência e a Tecnologia — FCT
Bolsas de Doutoramento 2019 - Prazo de candidaturas prorrogado
O concurso de bolsas de 2019 apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver trabalhos de investigação para a obtenção do grau académico de Doutor.
O grande número de acessos à plataforma de submissão de candidaturas às bolsas de doutoramento nas últimas horas está a causar dificuldades na submissão de um número significativo de candidaturas. Para que isto não resulte em prejuízo de nenhum candidato, a FCT decidiu adiar por 24h a data limite de candidatura.
Nova data: 17h00 (hora de Lisboa) do dia 29 de março de 2019.
Destinatários e Elegibilidade
Podem candidatar-se cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados membros da União Europeia, cidadãos de estados terceiros que detenham, até à data de início da bolsa, título de residência em Portugal válido ou que sejam beneficiários do estatuto de residente de longa duração, ou cidadãos provenientes de países com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.
Às bolsas cujo plano de trabalhos decorra, total ou parcialmente, em instituições estrangeiras, só podem candidatar-se os cidadãos (nacionais ou estrangeiros) que comprovem residir de forma permanente e habitual em Portugal.
Para concorrer é necessário:
-
Ter concluído, até à data de submissão da candidatura, o grau académico de mestre ou, em alternativa:
-
ter o grau de licenciatura e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido, pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos, como atestando capacidade para a realização de ciclo de estudos conducente ao grau de doutor;
-
ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização de ciclo de estudos conducente ao grau de doutor pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos.
-
-
Não ter beneficiado de uma Bolsa de Doutoramento ou de Doutoramento em Empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração.
Como concorrer
As candidaturas são submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível, a partir do dia 28 de fevereiro de 2019, no portal de concursos a bolsas. Cada candidato poderá apresentar apenas uma única candidatura.
Antes da submissão de candidatura recomenda-se a leitura dos seguintes documentos: Aviso de abertura, Guião de Avaliação, Estatuto do Bolseiro de Investigação e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (obrigatório).


