Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2021
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas CAPES de doutorado pleno para estudantes de países em desenvolvimento (PEC-PG)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor

Bolsas, Doutoramento, Mobilidade, Pós-Graduação, Programas

Estão abertas as inscrições para bolsas de doutorado da CAPES para para estudantes, professores, pesquisadores e demais profissionais de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia. Entre os países listados estão Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. As candidaturas estarão disponíveis, exclusivamente, no site da CAPES, até 18 de janeiro de 2021.

A bolsa engloba todas as áreas do conhecimento. Serão concedidas até 50 bolsas de estudos para instituições de ensino superior (IES) brasileiras públicas ou privadas que emitam diplomas de validade nacional, em Programas de Pós-Graduação com nota igual ou superior a quatro.

Entre os requisitos para concorrer ao PEC-PG está que o candidato deve ser cidadão de país em desenvolvimento, com o qual o Brasil mantenha acordo ou memorando de entendimento na área de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia; não pode ter nacionalidade brasileira, ainda que binacional, nem ser filho de brasileiros; não pode possuir visto permanente no Brasil; e tem que ter curso de graduação ou mestrado completo; além de ser financeiramente responsável pela passagem de vinda para o Brasil e por sua manutenção por no mínimo 60 dias, até o recebimento da primeira mensalidade da bolsa PEC-PG.

Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)

África do Sul, Angola, Antígua e Barbuda, Argélia, Argentina, Armênia, Barbados, Benin, Bolívia, Botsuana, Cabo Verde, Camarões, Chile, China, Colômbia, Costa do Marfim, Costa Rica, Cuba, Egito, El Salvador, Equador, Gabão, Gana, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Haiti, Honduras, Hungria, Índia, Irã, Israel, Jamaica, Líbano, Macedônia do Norte, Mali, Marrocos, México, Moçambique, Namíbia, Nicarágua, Nigéria, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Quênia, República Democrática do Congo, República do Congo, República Dominicana, São Tomé Príncipe, Senegal, Síria, Suriname, Tailândia, Tanzânia, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela.


Mais informações no edital em anexo e na página de Bolsas de pós-graduação CAPES.

Com informações da CCS/CAPES

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas