Bolsas CAPES do Programa de Estudantes-Convénio de Pós-Graduação (PEC-PG)
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o Edital nº 12/2025 para a seleção de até 650 bolsistas estrangeiros no âmbito do Programa de Estudantes-Convénio de Pós-Graduação (PEC-PG). A iniciativa, realizada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como objetivo promover a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e incentivar o intercâmbio cultural e académico com países parceiros.
As bolsas serão distribuídas em três modalidades: 100 para Doutoramento Pleno, 350 para Doutoramento Sanduíche e 200 para Mestrado Pleno, em programas presenciais de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos reconhecidas pela CAPES. O valor global destinado ao programa é de até R$ 41,05 milhões, cobrindo mensalidades e auxílio-saúde.
De acordo com o edital, as IES deverão oferecer vagas em cursos de pós-graduação alinhados a áreas estratégicas nacionais ou aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Podem candidatar-se nacionais de mais de 70 países da África, América Latina e Caraíbas, Ásia e Europa, desde que não possuam nacionalidade brasileira nem residência permanente no Brasil.
Calendário de candidaturas:
– Mestrado e Doutoramento Pleno: 14 de agosto a 29 de setembro de 2025
– Doutoramento Sanduíche: 1.º de outubro a 30 de dezembro de 2025
Início das atividades:
– Mestrado/Doutoramento Pleno: 1.º semestre de 2026
– Doutoramento Sanduíche: agosto de 2026
No portal da CAPES encontra-se disponível o manual do candidato, acessível em português, espanhol e inglês.
Clique aqui para aceder ao edital e saiba mais sobre o PEC-PG.


