Bolsa de pós-doutoramento (História) no CES |Projeto "WUD - Os mundos do (sub)desenvolvimento"
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal) decide abrir concurso para um lugar de Bolsa de Pós-Doutoramento para integrar a equipa do projeto “WUD - Os mundos do (sub)desenvolvimento: processos e legados do império colonial português em perspetiva comparada (1945-1975)”, referência POCI-01-0145-FEDER-031906, financiado por FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos Portugueses através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sob coordenação do Doutor Miguel Bandeira Jerónimo.
Candidaturas até 9 de agosto de 2019
O CES oferece um ambiente intelectual estimulante na área das ciências sociais e humanidades. O Projeto WUD faz parte das atividades do núcleo de investigação Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz-NHUMEP, onde investigadores/as oriundos/as de várias disciplinas – sociologia, antropologia, direito, história, estudos literários e culturais, linguística, relações internacionais, estudos sobre a paz, estudos de género ou estudos de pós-colonialismo – confluem na reflexão e na análise de temas com particular relevância na sociedade contemporânea.
Links:
CES: www.ces.uc.pt
NHUMEP: www.ces.uc.pt/pt/ces/nucleos/nhumep
Apresentação do projeto:
WUD - Os mundos do (sub)desenvolvimento: processos e legados do império colonial português em perspetiva comparada (1945-1975)
Os mundos do (sub)desenvolvimento mapeará, de modo crítico e empírico, as principais dinâmicas do colonialismo tardio nas colónias portuguesas de Angola, Guiné e Moçambique (1945-1975) e o modo como estas sobreviveram aos processos de descolonização, condicionando as sociedades pós-coloniais.
Articulando diferentes escalas analíticas, do internacional ao local, e convocando os inúmeros atores e redes que entre elas circularam, o projeto estudará as manifestações e o impacto da pluralidade de programas, iniciativas e doutrinas de “modernização” política, económica e sociocultural durante os anos finais do império, assim como das suas ressonâncias e legados, recorrendo a diversos tipos de fontes e arquivos.
Área Científica: Ciências Sociais – História
Critério de admissão obrigatório: Diploma de Doutoramento em História.
O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais, em Coimbra, ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica do Investigador Responsável.
A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto a 1 de outubro de 2019. O contrato de bolsa não poderá ser renovado.
O montante da bolsa corresponde a €1.509,80, de acordo com o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT e correspondente tabela de valores (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
O período de apresentação de candidaturas será entre 24/07/2019 a 09/08/2019.
Consulte o Edital em anexo para mais informações.



