Sábado, 19 de Outubro de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Investigação para Mestre | Filosofia - Universidade de Lisboa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Filosofia

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (grau Mestre) no âmbito do projecto Complete Works of Aristotle: Translation and Commentary (Fifth Phase), PTDC/MHC-FIL/0787/2014.
 
Área Científica: Filosofia
 
Requisitos de admissão: Os candidatos deverão ser titulares do grau de mestre num dos seguintes domínios científicos: Filosofia; Estudos Clássicos; Filologia Grega. Deverão possuir conhecimentos de Grego Clássico e dominar com correção pelo menos uma língua moderna de grande circulação para além da sua língua materna. É factor preferencial trabalho científico prévio sobre Aristóteles. Espera-se que os candidatos que não sejam falantes do português atinjam, até ao final do primeiro período de 12 meses, um nível de proficiência que os habilite a interagir quotidianamente nesta língua.
 
Plano de trabalhos: Desenvolver com diligência os trabalhos conducentes à realização de uma dissertação de Doutoramento, ou investigação de natureza equivalente, sobre qualquer tópico do pensamento aristotélico; apoiar o processo de tradução, revisão e edição dos originais incluídos na coleção das obras completas de Aristóteles; apoiar as atividades do projeto, designadamente revisão de textos, organização de eventos, atualização da base de dados bibliográficos e manutenção do website; participar nas atividades do grupo de investigação em que o projeto se integra e apoiar a sua prossecução.
 
As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor António Pedro Mesquita.
 
A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em julho de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.
 
O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
 
O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
 
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular; avaliação do programa de trabalhos da investigação. A valoração de cada método é, respetivamente: 50%; 50%. Os elementos documentais poderão ser complementados por realização de prova e/ou entrevista. O programa de trabalhos deverá ter até 1.500 palavras, excluindo referências bibliográficas, e incluir: resumo; estado da arte; objetivos; descrição detalhada; bibliografia.
 
O concurso encontra-se aberto no período de 13-05-2016 a 27-05-2016.
 
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae; certificado de habilitações do Mestrado; programa de trabalhos da investigação. O candidato poderá anexar cartas de recomendação.
 
As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico, até ao dia 27 de maio de 2016, para o seguinte endereço: c.filosofia@letras.ulisboa.pt.
 
O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicitado no Portal Eracareers (Referência: BI_Mestre_ProjectoAristoteles): http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=showAnuncioOportunities&jobId=75407&lang=pt&idc=1

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas