Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Investigação para mestre em Estudos Literários ou Narrativos no Centro de Literatura Portuguesa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas, Bolsas de investigação, Estudos Brasileiros, Literatura

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de Investigação, no âmbito do projeto de I&D UID/ELT/00759/2019 - Centro de Literatura Portuguesa (CLP), com a Universidade de Coimbra como Instituição Proponente, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: Estudos Literários, Estudos Narrativos e áreas afins.

Requisitos de admissão: Mestrado em Estudos Literários ou Estudos Narrativos. Outras áreas de formação serão contempladas, desde que possam ser enquadradas no âmbito do projeto.

Plano de trabalhos: O candidato selecionado realizará um conjunto de atividades de investigação no âmbito do projeto Figuras da Ficção, do Centro de Literatura Portuguesa.

As atividades a desenvolver são as seguintes:

  • Levantamento sistemático de elementos de desenvolvimento do Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, visando a sua extensão, com título reajustado, à literatura brasileira, preparando um corpus de 20 personagens;
  • Levantamento sistemático de bibliografia de apoio (ativa e passiva) à elaboração de verbetes, tanto ativa como passiva, com incidência parcial na literatura brasileira;
  • Pesquisa de temas para análise em workshops a organizar a partir de outubro de 2019, na linha dos que anteriormente tiveram lugar;
  • Pesquisa de temas e de áreas de inserção temática, visando a organização do colóquio internacional Figuras da Ficção 6.

Local de realização da bolsa: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Duração da bolsa: 6 meses.

Orientação Científica: Professor Doutor Carlos António Alves dos Reis.

Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a €989,70 correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.

Métodos de seleção: Avaliação curricular (80%) e entrevista (20%) aos quatro melhores classificados na avaliação curricular.

Critérios de seleção:

Na avaliação curricular serão considerados os seguintes critérios:

  1. Adequação da formação académica (50%);
  2. Carta de motivação (20%);
  3. Elementos curriculares que demonstrem conhecimento específico do projeto Figuras da Ficção (30%).

Na Entrevista serão considerados os seguintes critérios:

  1. Conhecimento dos projetos e atividades do CLP (50%);
  2. Conhecimento do Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa (50%).

Formalização de candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de motivação, curriculum vitae, cópia autenticada do certificado de habilitações, cópia de artigos publicados e carta de recomendação (facultativo)..

Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar Certidão de registo de reconhecimento de acordo com a legislação aplicável.

Envio de candidaturas: As candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico para o endereço clp@ci.uc.pt, dirigidas ao responsável do Projeto Figuras da Ficção, Professor Doutor Carlos Reis, com a indicação "Candidatura a Bolsa de Investigação 3" em "Assunto".

Prazo para formalização da candidatura: 13/05/2019 a 24/05/2019.

 

Data limite de candidatura: 24/05/2019.
Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Temporário
País: Portugal
Localidade: Coimbra
Instituição de acolhimento: Universidade de Coimbra

 

Mais informações no site EraCareers.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas