Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas, Humanidades Digitais, Literatura, Mestrado

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestrando(a) (BI) no âmbito do projeto Estranhar Pessoa (estranharpessoa.com), da instituição de I&D Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT; UIDB/00657/2020), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

Área Científica: Edição de Texto e Humanidades Digitais

Requisitos de admissão: O(a)s candidato(a)s devem ter Licenciatura no domínio das Humanidades, de preferência na área de Letras, e encontrar-se presentemente inscrito e com frequência num Curso de Mestrado, neste último campo de estudos. Conhecimentos e experiência de investigação no âmbito das Humanidades Digitais, mais especificamente no campo da Edição Digital, serão particularmente valorizados. Serão ainda valorizados conhecimentos em Estudos Pessoanos.

Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver será focado na codificação eletrónica de textos de Fernando Pessoa, com vista à sua integração no portal pessoadigital.pt, segundo as normas internacionais da Text Encoding Initiative (TEI). O bolseiro irá receber formação neste campo, devendo apoiar a equipa na codificação dos documentos ainda não disponíveis no portal, por forma a conduzir à sua disponibilização integral. Outras tarefas, designadamente de apoio ao desenvolvimento do portal ou de participação em eventos científicos, poderão vir a ser incluídas no plano de trabalhos.

O trabalho será desenvolvido no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) ou em local a determinar pelo responsável científico do programa da bolsa, Prof. Doutor Pedro Sepúlveda.

A bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto em setembro de 2020. O contrato de bolsa poderá ser renovado, até ao máximo de 2 anos. O montante da bolsa corresponde a € 798, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 25 de maio de 2020.

Mais informações no portal Eracareers (Referência: FCSH / IELT / UIDB/00657/2020 / 1 BI.)